Cartões de visita: como escolher o melhor papel?

Cartões de visita: como escolher o melhor papel?

Quem pensa que o cartão de visitas de uma empresa é apenas um papel sem importância que serve para que as pessoas não esqueçam um número de telefone está imensamente enganado. Um cartão de visitas é uma espécie de extensão do seu negócio: é a partir deles que pessoas que ainda não conhecem sua empresa podem chegar até ela. É também por meio do dele que podemos melhorar o networking em eventos e prospectar novos clientes.

É por isso que na hora de produzir um cartão de visitas para a sua empresa, vários aspectos devem ser levados em consideração. É preciso contratar um bom profissional, se certificar que o cartão terá uma boa identidade visual e, é claro, escolher bem o papel em que a arte será impressa. Para te ajudar neste processo, reunimos aqui algumas informações que vão auxiliar na hora de escolher o melhor papel do seu cartão de visitas e fazer dele um sucesso.

Qual papel escolher?

Atualmente, o mercado oferece uma gama bem grande de papéis para impressão. Existem diversos tipos de texturas, acabamentos, cores, etc. Quem escolhe o melhor tipo de papel para que o seu cartão seja impresso é você, levando em conta seu orçamento, área de atuação e a disponibilidade da gráfica escolhida.

Não existe uma regra na hora de escolher o melhor papel para imprimir seu cartão de visitas, mas vale lembrar que economizar demais nessa hora nunca é o mais indicado. Embora um cartão possa, em teoria, ser impresso até em um papel sulfite, é certo que um cartão de visitas que chame pouca atenção ou que pareça pouco profissional será mais facilmente descartado.

Sendo assim, o melhor é optar por papéis de gramatura mais alta, que deem uma aparência mais refinada e sejam mais duráveis. Os papéis mais utilizados para cartões de visita são couchê fosco e brilhante, offset e reciclato. A gramatura escolhida geralmente neste tipo de trabalho varia de 240g a 300g, dependendo do papel escolhido.

Como definir a gramatura?

Em primeiro lugar, é preciso saber que a gramatura determina o quão denso um papel será. Quanto maior a gramatura de um papel mais grosso (e, consequentemente, mais resistente) ele vai ser. Na hora de imprimir um cartão de visita, o mais indicado é escolher um papel com gramatura acima de 200g. Cartões podem ser impressos em gramaturas inferiores a 200, mas o resultado pode não ser tão satisfatório.

E o acabamento?

Existem os mais diversos tipos de acabamento para impressão, mas para os cartões de visita os mais comuns são os vernizes e as facas. É possível escolher entre o verniz fosco e brilhante, localizado ou não. O verniz brilhante deixa o acabamento luminoso, enquanto o fosco deixa uma aparência acetinada no cartão. O verniz fosco é geralmente mais utilizado porque evita marcas de dedo. O verniz brilhante é mais utilizado localizado em partes específicas do cartão.

Esse verniz utilizado em partes específicas da peça é chamado de “verniz localizado” e utilizado para destacar alguma informação importante como a logo da empresa, uma imagem ou o nome do profissional. Esse tipo de acabamento é muito utilizado nos cartões de visita.

É também possível utilizar facas especiais para produzir cartões com formatos diferentes, bordas arredondadas, etc. É importante lembrar que acabamentos podem encarecer bastante o preço final da peça.

Na hora de escolher o melhor formato para o seu cartão de visitas, não deixe de visitar o site da Pama Megastore. Além da impressão da alta qualidade, oferecemos também serviço de design para garantir a melhor arte na sua peça. Nós contamos com os melhores materiais e profissionais capacitados para fazer com que a sua empresa saia na frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =