Quais tipos de acabamento disponíveis para materiais impressos?

Quais tipos de acabamento disponíveis para materiais impressos?

O material impresso com objetivo de promover um produto ou serviço, é óbvio, terá maiores chances de sucesso com um bom apelo visual. Esse cuidado é expresso de diversas maneiras, desde a produção do texto e imagens certos, até a escolha do acabamento ideal.

Os acabamentos são técnicas usadas para deixar os materiais impressos mais nobres, dando-lhes um diferencial marcante. O brilho da envernização, a elegância do fosco, a modernidade da metalizado e o charme do relevo são algumas das opções. Dentre tantas alternativas, vale a pena saber quando cada uma delas é mais adequada.

O acabamento envernizado deixa a superfície do impresso brilhante, proporcionando cores mais vivas. Outra vantagem é que o verniz aplicado confere maior resistência ao papel. Deste modo, é uma técnica que assenta bem em cartões de visita, cardápios, catálogos e capas de revistas.

Parecido com o uso de verniz, o processo chamado laminação brilho também confere brilho ao material. No entanto, isso acontece por meio de sua plastificação, que também dá maior durabilidade ao trabalho.

A laminação fosca segue o mesmo processo, com a diferença de proporcionar o resultado fosco no papel. Tal acabamento deixa o trabalho mais sofisticado e, por isso, combina com cartões de visita e folders elegantes.

Com a laminação fosca é possível ainda combinar o processo de verniz UV localizado, assim, a envernização ocorre apenas em algumas áreas, enquanto o restante do material permanece fosco. Essa é uma tendência que resulta em um material ainda mais rico visualmente.

Hot stamping, relevo e demais acabamentos

O hot stamping é uma técnica usada para conferir ao papel um aspecto metalizado, dando muita elegância ao impresso. Este acabamento é indicado para cartões de visita, convites de casamento, formatura e outros. Pode também ser usado em materiais promocionais, desde que de alto padrão.

A impressão em relevo já é bem tradicional em materiais gráficos, a exemplo dos cartões de visita, mas também em folhas timbradas e em outros itens de escritório, como agendas. O mesmo pode ser feito em materiais promocionais. O melhor, entretanto, é que apenas uma informação, como a logomarca da empresa, receba o acabamento, charmoso e sutil.

Além dos acabamentos de impressão, existem outros, mais relacionados ao formato do material impresso. É o caso dos vincos, dobras, bordas arredondadas, montagem de revista e talão.

Os vincos ou dobras possuem a mesma finalidade, de juntar todas as folhas em uma encadernação. O vinco, porém, é apenas a marcação da dobra, sendo que se o cliente pedir assim é ele quem terá que dobrar o material depois de entregue. Já se ele solicitar a dobra, o material chega pronto da gráfica. Enquanto isso, as bordas arredondadas deixam o material impresso mais elegante.

Como diz o próprio nome, a montagem de revista tem a finalidade de deixar o material como uma revista, com diversas folhas agrupadas. Há também a técnica chamada talão, pouco usada atualmente e que consiste em colar as bordas das folhas e depois grampeá-las em alguns casos) como um talão.

O responsável pelos materiais gráficos da empresa deve conhecer todas as opções de acabamentos em gráficas. Assim, saberá como confeccionar o material ideal para cada ocasião. Para ter acesso a todos os tipos de acabamento, a Pama Mega Store é solução em trabalhos gráficos de alta qualidade. Conheça todos os produtos e serviços que oferecemos clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 3 =