Tipos de dobra: saiba as diferenças e escolha a melhor para o seu negócio

Tipos de dobra: saiba as diferenças e escolha a melhor para o seu negócio

Na hora de divulgar seu negócio, um material impresso bem feito pode ser uma ajuda e tanto. Mas para desenvolver o impresso perfeito, várias coisas precisam ser levadas em consideração: tipo e gramatura do papel, estilo da tipografia, formato do material, etc.

Mas, e quando sua empresa precisa desenvolver um material de divulgação que conte com um pouco mais de informação, como um cardápio, um folheto de venda, a programação de um evento, etc? Aí entra um outro aspecto do acabamento que deve ser pensado: as dobras. Materiais impressos que precisam de um volume maior de texto e imagem costumam ser dobrados para não ocupar tanto espaço. Mas quais são os tipos de dobra de papel mais utilizadas e como escolher a melhor opção para o seu impresso? Nós te ajudamos nessa tarefa.

Tipos de dobra

Em primeiro lugar, é importante saber que existem vários tipos de dobra no mercado de impressos. As mais comuns são as dobras simples e as dobras no estilo sanfona e carteira. Para papéis maiores, existem também as dobras em cruz e as dobras de cruz sanfonadas e em carteira. As menos utilizadas são as dobras em janela e a enrolada. Cada dobra é mais utilizada para um tipo específico de impresso.

 

Como usar cada tipo de dobra

Dobra simples

Na dobra simples, o papel é dobrado ao meio. Esse tipo de dobra geralmente é utilizado em folders comuns com volume de texto médio como cardápios de restaurante, divulgações de promoções, etc.

Dobra sanfona

Na dobra sanfona, o papel é dobrado em três de forma sanfonada. Esse tipo de dobra é geralmente utilizado para impressos que precisam acomodar um volume maior de informações, já que permite que os dois lados do papel sejam utilizados para texto e imagens. Esse tipo de dobra serve para o programa de uma peça ou musical, para a divulgação de um determinado produto ou serviço em uma feira ou palestra, entre outros.

Dobra carteira

É parecida com a dobra sanfona, mas ao invés do papel ser dobrado em três de forma sanfonada, ele é dobrado de forma que as duas pontas vão para o meio, como uma carteira. Esse tipo de dobra também permite um volume maior de informações e possibilita que as informações sejam apresentadas gradativamente para o leitor. Também pode ser usada para cardápios, programas e divulgações em geral que precisem de um volume maior de dados.

Dobra em cruz

É quando o papel tem que ser dobrado na horizontal e também na vertical. É ideal para impressos que precisem mostrar uma imagem maior, como por exemplo a divulgação da planta de um apartamento, ou um condomínio, um novo empreendimento, etc. Também é indicado para programações de eventos e feiras.

Dobra em cruz sanfonada e em carteira

Geralmente utilizadas pelo mercado editorial, permite que se forme um caderno de oito páginas. Podem ser utilizadas para detalhar a programação de um evento, um festival ou uma feira.

Dobra janela

O impresso é dobrado em formato de janela em que duas partes menores abrem para uma parte maior. É indicado para peças que precisem mostrar algo de destaque no centro como um novo empreendimento, um lançamento, etc.

Na hora de escolher a melhor dobra para o seu impresso, pesquisa e cuidado são fundamentais. Não se esqueça de visitar o site da Pama Megastore. Temos as melhores soluções em materiais gráficos para você e para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + onze =