Como preencher o Carnê GPS – INSS

Como preencher o Carnê GPS – INSS

A maioria dos procedimentos que envolvem pagamento de impostos e demais taxas ao governo já pode ser feitos pela internet, no entanto, é ainda grande, por diferentes razões, o número de pessoas que faz uso das ferramentas manuais para isso. É o caso do Carnê GPS – INSS, ou seja, a guia da Previdência Social.

Esse carnê serve para que os empresários, profissionais liberais e autônomos, entre outras categorias de trabalhadores, realizem o recolhimento das suas contribuições sociais, as quais visam a garantir as aposentadorias no futuro. Quem prefere preencher de forma manual o carnê (que, posteriormente, deve ser pago em um banco conveniado, casa lotérica ou nos correspondentes bancários) deve saber como preencher o Carnê GPS – INSS corretamente.

Se houver erros no preenchimento, possivelmente haverá problemas posteriores, que podem atrapalhar o recebimento da aposentadoria. Para pesquisar os bancos conveniados, nos quais podem ser pagos a contribuição, basta acessar este link.

O que escrever em cada campo do Carnê GPS – INSS

Ao total, são 12 campos que existem no Carnê GPS – INSS, sendo que a maioria deve ser preenchida pelo contribuinte. No primeiro, é necessário informar o nome do contribuinte, seu telefone e endereço. No campo seguinte, não é preciso escrever nada, pois cabe à Previdência fazer isso.

O terceiro campo serve para informar o código de pagamento, isto é, o número que corresponde ao tipo de contribuinte que o trabalhador é. Isso pode ser descoberto pesquisando neste link.

No quarto campo, é preciso informar a competência, que significa o mês e o ano referente ao pagamento realizado. Essa informação deve ter o formato MM/AAAA. Já no quinto campo, chamado de Identificador, é onde deve se escrever o número do CNPJ / CEI / NIT / PIS ou PASEP do contribuinte.

carne2

No sexto campo, é necessário informar o valor que está sendo pago para o INSS com o pagamento dessa guia. Embora existam o sétimo e oitavo campos no carnê, eles não precisam ser preenchidos. Já no nono campo, o Valor de Outras Entidades, os contribuintes individuais não precisam se preocupar com ele, o qual deve ficar vazio, uma vez que serve somente para as empresas que são obrigadas a recolherem para outras entidades.

O décimo campo, a Atualização Monetária, Multa e Juros, é preciso preencher somente quando houver algum valor pendente, referente a recolhimentos em atraso. No décimo primeiro campo, onde diz Total, basta somar os valores que serão pagos ao INSS. Em geral, o valor é o mesmo do sexto campo, a não ser que haja mais valores nos campos 9 e 10, os quais deverão ser somados.

Por fim, o décimo segundo campo é de responsabilidade do banco, que fará a autenticação bancária, assim, também não deve ser preenchido.

Quem precisa ter o Carnê GPS – INSS para quitar as suas contribuições sociais encontra na Pama Mega Store o produto. Para obter mais informações, basta clicar aqui e fazer hoje mesmo a sua encomenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − quatro =