Dicas para imprimir em papel fotográfico

Dicas para imprimir em papel fotográfico

As câmeras fotográficas digitais e analógicas perderam muito espaço para os smartphones na hora de tirar fotografias de maneira simples e prática. Mesmo assim, as pessoas ainda desejam ter o registro impresso. Para tanto, é possível usar papéis próprios para a impressão de fotos em sua impressora.

Embora as imagens possam ser impressas em qualquer tipo de papel, o papel fotográfico oferece um acabamento mais bonito para as suas fotos. Ele pode ser fosco ou brilhante, a escolha vai depender da sua necessidade. Já que o papel fotográfico é mais caro que os papéis comuns, é importante saber como escolhê-lo para fazer um bom investimento.

A primeira dica é optar pela marca de papel fotográfico recomendada pelo fabricante da sua impressora. Para obter essa informação, busque no manual de instruções da impressora ou mesmo no site do fabricante. Mesmo dentro das especificações, existem papéis com preços mais acessíveis e de qualidade compatível à sua disposição.

O acabamento do papel deve ser escolhido de acordo com o objetivo das fotos impressas.  O brilhante, por exemplo, é ideal para quem deseja dar qualidade profissional às imagens, já que as cores ficam mais vivas e os detalhes são ressaltados. Por outro lado, não é bom que seja muito manuseado, pois as digitais ficam visíveis no papel, deixando-o com aspecto sujo. Portanto, o ideal é usar o papel fotográfico brilhante em fotos que vão ser colocadas em álbuns e porta-retratos.

Já o papel fosco combina com as imagens em preto e branco, uma vez que possui mais poros, o que pode prejudicar a visualização, detalhes e variações de cores. Esse tipo de suporte é ideal para imagens que serão manuseadas, podendo ainda ser usado quando se quer dar um aspecto envelhecido à imagem.

Importância da configuração da impressora

Para obter lindas fotos impressas, outro cuidado deve ser checar as configurações de impressão da máquina. Existem impressoras específicas para fotografia, o que vale a pena para quem imprime em grande quantidade. Porém, mesmo impressoras comuns podem oferecer ótimos resultados. Para tanto, a dica é conferir as opções de configuração de papel e qualidade da impressão selecionadas.

Na hora de configurar, você pode encontrar a configuração de papel comum (Plain Paper), papel filme brilhante (Glossy Film) ou papel fotográfico (Photo Paper), sendo que as últimas duas são as mais adequadas. O melhor é fazer um teste com cada uma e avaliar o melhor resultado. Além disso, ajuste sempre a qualidade de impressão para a opção “DPI máximo”.

Outra dica é limpar com periodicidade a impressora, já que a sujeira pode atrapalhar o resultado final. Para dar ainda mais qualidade a sua foto impressa, você pode usar um editor de imagens. Em todos eles, é possível trabalhar a imagem para melhorar o seu contraste, nitidez e brilho.

Por fim, não se esqueça de adequar a proporção da imagem, evitando assim que saia com algum corte. Para evitar erros, deve-se utilizar a mesma proporção configurada na câmera.

A Pama Mega Store conta com papel fotográfico de alta qualidade e compatível com diferentes tipos de impressora, oferecendo inclusive papel fotográfico autoadesivo. Confira às opções clicando aqui e saiba mais sobre nossos produtos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + doze =