Banco de imagens: como escolher as melhores imagens para seu impresso

Banco de imagens: como escolher as melhores imagens para seu impresso

Quem trabalha criando impressos sabe que escolher uma boa imagem para seu material é uma parte muito importante do processo. Afinal de contas, uma bela foto ou uma bela imagem pode te ajudar – e muito! – na hora de comunicar uma mensagem. Porém, é justamente no momento de escolher as imagens para ilustrar seu material que surgem as dúvidas.

Muita gente costuma recorrer aos bancos de imagem, mas não sabe exatamente como eles funcionam. Será que só pode usar se pagar? Que tipo de licença devo comprar na hora de usar uma imagem para um material comercial? Como escolher as melhores imagens e não ter problemas com direitos autorais? Esse texto vai te ajudar na hora de usar com segurança imagens encontradas em bancos de imagens.

Tome cuidado ao usar bancos de imagem gratuitos:

Existem várias opções de bancos de imagem gratuitos, que não cobram nem assinatura e nem exigem que você compre um pacote de imagens, por exemplo. Alguns deles são bastante confiáveis e oferecem imagens de boa qualidade.

Porém, é sempre importante ter cuidado com as licenças desse tipo de banco de imagem. Na hora de fazer o download, leia a licença com cuidado e tenha certeza que as imagens podem ser utilizadas para fins comerciais (como em um flyer ou um folder da sua empresa, por exemplo). Se certifique também que a resolução da imagem oferecida é compatível com a qualidade exigida em um impresso (300 dpi).

Se a imagem não tiver restrições e estiver em boa resolução, bancos de imagem gratuitos são uma boa opção para quem está com orçamento limitado.

Busque pacotes:

Na maioria das vezes, assinar um pacote de downloads em um banco de imagens é mais lucrativo do que pagar por download. A maioria dos bancos de imagem possuem planos mensais com pacotes que permitem um número x de imagens por mês. Leia com atenção cada pacote e entenda o que será mais interessante para a sua empresa. Fique bastante atento às licenças e às resoluções das imagens também. Às vezes, pacotes mais baratos não oferecem imagens com resoluções tão altas, o que não é interessante para materiais impressos.

Leia as licenças:

Grande parte das imagens que circulam na internet, principalmente as que estão dentro dos bancos de imagem, são protegidas por direitos autorais. Antes de comprar ou baixar uma imagem, leia a licença de uso e tenha certeza que tudo está ok para que você use aquela imagem em uma peça comercial, por exemplo. A maioria das imagens dos bancos de imagem pagos podem ser utilizadas para fins comerciais, desde que não sejam associadas diretamente à marca (você não pode usar aquela imagem na logo da sua empresa, por exemplo), mas é sempre bom checar as licenças para não ter problemas.

Pesquise:

Quando for usar um banco de imagens pago, opte sempre por aqueles que tem boas referências e que são realmente confiáveis. Pesquise bem e tenha certeza de estar gastando com algo que não irá te dar problemas no futuro.

Para ter um impresso de qualidade para a sua empresa ou negócio, entre no site da Pama Megastore e encontre o melhor em soluções gráficas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =