Cuidados ao escolher imagens para materiais impressos

Cuidados ao escolher imagens para materiais impressos

Você já deve ter ouvido a máxima: uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, é sempre importante escolher com sabedoria as imagens que vão ilustrar o seu material gráfico. Embora existam alguns cuidados técnicos, o mais importante nessa hora é colocar a criatividade em prática.

Neste sentido, uma dica é não repetir com a imagem uma informação que já foi dada por escrito. Ou seja, o uso da foto eleita vai ser mais eficiente se complementar o que está escrito. Hoje em dia, é muito fácil encontrar imagens de boa qualidade, inclusive, nos sites que oferecem banco de imagens de forma gratuita.

Alguns sites cobram pelo serviço e podem valer a pena se você precisa de novas imagens com frequência ou com temas não tão comuns de se encontrar nos sites gratuitos. A vantagem deles todos é que não oferecem problemas com direitos autorais, pois as fotos estão ali para serem reproduzidas. Se você optar por uma foto encontrada em pesquisa do Google, certifique-se de que ela não esteja protegida por direitos autorais, o que pode causar problemas futuros.

Como existem muitos desses sites e alguns funcionam com a inserção de créditos, é importante conhecê-los antes de fazer uma conta e adquirir as suas imagens. Veja se o site oferece um banco de imagens que supra as suas necessidades e confira se seus preços são compatíveis ao seu orçamento.

Independente da fonte, existe ainda o cuidado de sempre usar imagens com alta resolução. Lembre-se que mesmo que na internet a imagem pareça boa, bem nítida, o resultado pode ser diferente na hora da impressão. Quando houver dúvidas, informe-se com a gráfica onde vai imprimir a respeito da melhor resolução.

Dicas para usar imagens em materiais gráficos

Para ter um resultado de qualidade em seu material impresso, outra dica é escolher uma foto ou ilustração que possua cores que se harmonizem com o restante do material. Ainda, é interessante apostar nas cores que mais combinam com o tema do impresso.

Na publicidade, a confluência das cores é ainda mais importante, já que o objetivo do material é chamar a atenção do público alvo. Assim, se o seu material pretende estimular o consumidor a tomar uma atitude, como comprar um produto ou serviço, o amarelo e o laranja são as cores mais eficientes. Mas, se a sua intenção é vender um produto ou serviço associado a segurança e a tranquilidade, o azul é a melhor pedida. Já o verde é mais usado em temas ligados à saúde e ao meio ambiente. O lilás funciona bem para promover produtos de beleza, enquanto o vermelho combina com divulgação de promoções.

Além disso, de forma geral recomenda-se que no seu material sejam utilizadas imagens que promovam o bem-estar e a esperança. A dica serve mesmo quando o tema for relativo à violência ou acidentes. Neste caso, a imagem pode servir para conscientizar, divulgando os cuidados para a prevenção.

Para imprimir materiais gráficos de alto padrão, conheça os produtos e serviços oferecidos pela Pama Mega Store. Clique aqui e saiba mais sobre essa empresa que é líder no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − três =