Ribbon: como funciona, usos e vantagens

Ribbon: como funciona, usos e vantagens

Quem trabalha em um ramo no qual é preciso se preocupar com a impressão de etiquetas já deve ter ouvido falar em ribbon ou mesmo ter tido que adquiri-lo. Mas você soube como escolher o melhor tipo conforme as suas necessidades? Nessa hora, é importante conhecer o funcionamento desse suprimento de impressão, bem como os seus usos e vantagens.

Basicamente, o ribbon é uma fita plástica com tinta para impressoras térmicas, podendo ser comparado ao toner de uma impressora convencional. De forma geral, ele é principalmente utilizado para a impressão de códigos de barra e pequenos caracteres, devido a sua qualidade e resistência.

Mas não é só isso. Existem três modelos de ribbon, sendo importante conhecer as suas diferenças, uma vez que cada tipo adere melhor em determinados materiais. Quando usado de maneira inadequada, o ribbon deixa o resultado final sem a qualidade esperada e pode até mesmo prejudicar o funcionamento da impressora, acarretando mais gastos.

Quais os tipos de ribbons e suas vantagens?

Há três tipos diferentes de ribbons. São eles: o de cera, o de resina e o misto. Aprenda mais sobe cada um deles:

Ribbon Cera: esse tipo conta com melhores resultados quando é usado para a impressão em papéis autoadesivos, geralmente em papel couchê. Ele consegue trabalhar com energia reduzida na cabeça térmica da impressora, colaborando com a maior durabilidade dessa peça.

O ribbon cera é indicado para a impressão de códigos de barras, não só pela sua maior nitidez, com imagens mais contrastadas e claras, mas também porque não causa borrões ou riscos na impressão.

É ideal ainda para sinalizações, etiquetas para expedição, etiquetas para embalagem de alimentos, varejo, identificação de gôndolas e embalagens industriais em geral. No entanto, não combina com etiquetas de embalagens que podem sofrer atrito ou entrar em contato com produtos químicos.

Ribbon Resina: o principal diferencial desse tipo é a sua resistência a agentes abrasivos, entre eles, a gasolina e o álcool. Por outro lado, necessita de maior temperatura para funcionar. Com isso, o cabeçote de impressoras desse tipo duram menos do que as que utilizam ribbon cera.

Mesmo assim, em alguns casos é o único tipo de ribbon que vai servir para impressões de etiquetas que devem suportar atrito, umidade, frio, calor, contato com produtos químicos e abrasivos, como substâncias ácidas, gordurosas e de limpeza, e outras situações extremas.

Eles são utilizados para a impressão em aplicações como poliéster, polietileno, BOPP, PVC e etiquetas autoadesivas plásticas. Altamente resistente à abrasão, temperaturas e produtos químicos, tem excelente ancoragem.

O Ribbon Resina é ideal para aplicação na indústria automotiva, de produtos eletrônicos, de contato com alimento, dentre outros usos em que as informações precisam continuar legíveis por mais tempo.

Ribbon Misto: na sua fórmula, se combinam a cera e a resina, permitindo que a impressão tenha alta qualidade e durabilidade superior. Por contra do baixo custo da cera e a resistência da resina, a sua aplicação é bastante ampla.

Assim, esse ribbon pode ser usado para impressão em papel ou filme, tanto para inventários, quanto para etiquetas de advertência, gôndolas, etc. O Ribbon misto, ou seja, cera/resina é de excelente qualidade, tendo uma maior resistência também em aplicações como papel BOPP, etiqueta com brilho, polietileno, polipropileno, entre outros.

O intervalo de impressão é variado, tornando-o um produto flexível. Tem maior resistência a produtos químicos, mudanças de temperatura e fricção. Ideal para as indústrias farmacêutica e cosmética, bem como a frigoríficos. Inclusive, exerce uma excelente resistência a solventes. Possui alta definição, resistência à abrasão e ao tratamento antiestático.

Além das diferenças de composição, os ribbons apresentam distinções em relação ao tamanho (ex. 110×74 e 110×300). Isso significa que as medidas variam de acordo com a impressora usada e o tipo de papel. Há também variações de cores, sendo que as pretas são as mais usadas.

O que considerar ao escolher o ribbon

Na hora de escolher um ribbon, você deve levar em consideração o papel que irá utilizar para fazer a impressão da sua etiqueta. Por exemplo, se você for imprimir uma etiqueta de código de barras, que utiliza papel couchê, o ribbon indicado é o cera. Já se você vai imprimir uma etiqueta interna para colocar dentro de um pacote de carne, o ribbon indicado é o resina ou misto, e assim por diante.

Uma informação importante: como as impressoras que utilizam ribbons são térmicas, pode ser que em algumas épocas do ano os ribbons apresentem falhas na hora da impressão. Isso ocorre quando mudanças bruscas de temperatura acontecem.  Porém, não se preocupe: isso é muito fácil de resolver.  Bastar ajustar a temperatura do cabeçote da impressora.

E para finalizar, outra dica importante: geralmente um ribbon serve para a impressão de dois rolos de etiqueta.

Para escolher o ribbon que mais combina com a sua impressora, com o papel e com o tipo de etiqueta que você precisa, a Pama Mega Store oferece diferentes opções. Clique aqui e conheça os produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezessete =