O que é cartucho compatível? Ele é confiável?

O que é cartucho compatível? Ele é confiável?

É muito comum que existam dúvidas na hora de comprar um cartucho novo para a impressora, inclusive, sobre qual é a melhor opção: os originais ou os compatíveis? Os originais são fabricados pelas mesmas multinacionais que produzem as impressoras, enquanto os compatíveis são feitos por outras empresas, que usam a tecnologia desenvolvida pelas grandes marcas do setor.

Aqui, vale ressaltar que os compatíveis não são os mesmos que os remanufaturados, os quais consistem nos cartuchos que são reutilizados, quando recebem cargas de tinta para que continuem imprimindo. Embora o remanufaturado seja uma solução bastante econômica, é comum que à medida que seja reutilizado perca a sua qualidade de impressão.

De qualquer forma, quando o assunto é compatíveis X originais, os argumentos são variados e, por vezes, até mesmo contraditórios, até porque são lados opostos defendendo os seus produtos.

Na maioria dos casos, os compatíveis tem melhor preço. Um dos motivos é porque o produto não leva a marca do fabricante de impressoras, sendo que essa relação sempre encarece os produtos. Embora as multinacionais garantam que o produto original possua qualidade superior bastante significativa, os empresários do setor dos cartuchos compatíveis são enfáticos em dizer que a qualidade dos seus produtos, na maioria das vezes, é a mesma.

Tecnologia dos cartuchos de impressoras

A tecnologia empregada nos cartuchos de tinta evoluiu com o passar dos anos. Um exemplo é o número de micro orifícios que possui, sendo que enquanto alguns modelos possuíam apenas 12 quando foram desenvolvidos, hoje em dia, contam com 512 furinhos, muito mais estreitos.

As multinacionais afirmam que essa tecnologia não pode ser copiada pelas empresas dos compatíveis. Da mesma forma, alegam que as tintas usadas nos originais são fabricadas exclusivamente para as próprias marcas, sendo que ela é um dos componentes mais importantes do cartucho e que garante a qualidade de impressão.

Por outro lado, os fabricantes de compatíveis refutam os argumentos das multinacionais, afirmando que oferecem produtos com a mesma qualidade. Por conta disso, costumam oferecer garantia de troca, no caso de um produto apresentar problemas, como entupimento na saída da tinta.

Quanto à diferença de impressão, portanto, os empresários do setor ressaltam que é praticamente imperceptível, o que justifica para muitas pessoas a compra desse tipo de cartucho, financeiramente mais viável.

Outras empresas do setor de compatíveis são, inclusive, responsáveis pela fabricação dos seus próprios cartuchos. Com isso, elas conseguem contar com um rigoroso controle da qualidade. Por isso, são confiáveis e podem substituir sem medo os originais, ainda mais em tempos de crise, quando a economia em suprimentos de escritório é fundamental.

Claro que o resultado final de uma impressão, independente do tipo de cartucho, pode sofrer alterações de acordo com o fabricante, as condições da impressora e outras variáveis. De qualquer forma, a economia é inegável, ainda mais quando a necessidade de imprimir grandes volumes de documentos é constante na sua empresa.

A Pama Mega Store possui os cartuchos compatíveis com a maior qualidade do mercado, para os mais diversos modelos de impressoras. Para conhecer mais esses produtos, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 1 =