Quando usar papel reciclado para impressos da sua empresa?

Quando usar papel reciclado para impressos da sua empresa?

Em alguns setores do mercado, agregar valor ao produto que oferece ou ao material que utiliza é praticamente obrigatório para se diferenciar da concorrência. Isso é ainda mais importante em segmentos em que o seu público alvo não necessariamente busca pelo preço mais vantajoso, mas sim, por marcas que apostam em boas práticas ambientais.

Empresas que se identificam com esse tipo de atuação no mercado, portanto, possuem diferentes maneiras de agregar valor ao seu produto final e à rotina dentro da sua organização. Em geral, as boas práticas estão relacionadas a ações que se traduzem como de menor impacto para o meio ambiente.

Em termos de papelaria, uma forma de investir nesse diferencial é usando papel reciclado para impressos da sua empresa. Ele pode ser utilizado na hora de montar o kit de apresentação empresarial da sua marca, sendo que todos os itens podem ser impressos em papel reciclado, como as folhas timbradas, blocos e cartões de visita.

Já na hora de presentear colaboradores e clientes é possível entregar belas agendas feitas de papel reciclado. Até mesmo os profissionais da área médica podem investir em uma marca com os preceitos da sustentabilidade, ao usar receituários em papel reciclado. Outro item muito encontrado com esse tipo de papel são os envelopes, que fazem parte da rotina de empresas de praticamente todos os segmentos.

No entanto, empresas que desejam apostar na sustentabilidade para criarem um diferencial em meio à concorrência e para agregar valor a sua marca podem apostar ainda em outras práticas sustentáveis. Entre elas, possuir lixeiras de coleta seletiva em suas dependências, trocar os copos de plástico usados durante a hora do cafezinho por de outros materiais, etc.

Além disso, a empresa pode não apenas usar papel reciclado, como também enviar de maneira adequada o papel usado em seu escritório para a coleta seletiva, garantindo que o mesmo possa ser utilizado mais uma vez. Isso vai garantir o ciclo do papel reciclado, que pode passar pelo processo de reutilização por até sete vezes.

Como ter uma empresa sustentável

Mesmo que ainda exista certa resistência por parte do empresariado em mudar as suas práticas em relação ao uso de papel reciclado, ela é bem menor do que foi no passado. Uma das razões é que o custo desse material já não é mais tão alto como há alguns anos. No entanto, se mais pessoas optarem pelo papel reciclado e destinarem os papéis de forma geral à correta reciclagem o seu custo vai cair mais.

Hoje em dia, o papel reciclado é mais caro porque a coleta seletiva brasileira é relativamente pequena, gerando mais custo para coletar o papel, selecioná-lo e encaminhá-lo ao processo produtivo. Por isso mesmo são poucas as empresas que atuam no ramo da reciclagem, tornando a concorrência pequena, outro motivo para o papel reciclado ter um custo maior.

Além disso, existem outras razões para usar papel reciclado. Embora o processo de reciclagem também cause impacto ambiental, ele é bem menor do que o gerado pela produção de papéis “virgens”. Isso porque além de evitar a derrubada de mais árvores, ao reciclar os papéis, eles não vão para os lixões, um grande problema ambiental, e nem são incinerados, sendo que a fumaça gerada pelo processo colabora com o efeito estufa.

Para agregar valor a sua marca e usar itens de escritório com papel reciclado, a Pama Mega Store conta com uma ampla variedade de opções de impressos que podem ser feitos em papel reciclado. Para conferir alguns exemplos, clique aqui e faça o seu pedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + três =