Qual a diferença de impressão off-set e digital

Qual a diferença de impressão off-set e digital

O mundo passa por constantes transformações no que diz respeito a tecnologia, algumas coisas que há um ano eram novidades, hoje, podem não ser – seja produto/ serviço, técnica, trabalho ou ação, sendo o resultado desse avanço tecnológico.

E quando se trata de materiais disponibilizados pelas gráficas, surge uma pergunta: Qual a diferença entre impressão off-set e a digital?

Primeiro, nem toda impressão é igual, esse é o caso entre impressão off-set e a digital.

Conheça agora as características e diferenças de cada uma!

Impressão off-set

Surgiu na segunda metade do séc. XX, tem como linha de trabalho um processo denominado de indireto.

Nesta impressão, são utilizadas matrizes de chapas de alumínio, estas servem para fazer a gravação e também transferência de uma ou mais imagens para o substrato.

Sendo assim, as cores CMYK acama sendo transferidas uma a uma, formando as imagens pela adição da pigmentação de cada cor.

De fato, esse tem sido um dos métodos mais utilizados, pois é capaz de permitir uma alta qualidade de imagem, possibilitando também impressões em inúmeros tipos de gramaturas e substratos, seja em papel ou poliestireno (plástico).

Impressão digital

No caso da impressão digital, grande parte dessa mecânica é descartada. Em determinadas máquinas, as cores podem ser impressas de uma única vez, de maneira muito direta e veloz – assim, não há intermediários entre o substrato e a tinta.

O custo do acerto da máquina acaba sendo reduzido e a eficiência da impressão pode ser trabalhada por unidade – ou trabalhando com dados variáveis.

Onde se pode utilizar a impressão digital?

O sistema é muito utilizado para criação de provas de impressão, pequenas tiragens, impressão de dados personalizados, entre outros.

E qual dos dois métodos de impressão é o melhor: digital ou off-set?

Ambos os métodos são muito úteis. No entanto, cada um possui diferenciais específicos.

Por exemplo:

  • Para impressões de tiragens que necessitam atingir o número de centenas ou milhares, ou ainda se for requerido uma cor padronizada como a cor pantone, por exemplo; o tipo de impressão mais indicado é o

 

  • Se o cliente precisa de uma variedade grande, trabalhos personalizados, tintas especiais – com destaque para tonalidade metálica e fluorescente, o offset também é o melhor tipo de impressão.

 

  • Já se o prazo é curto, os dados como endereço são variáveis, a quantia de impressos promocionais é pequena, aí sim, a impressão digital é a mais indicada.

 

A impressão offset tem um custo fixo, que independe do estilo e modelo da tiragem, esse custo está associado a montagens, chapas, fotolitos, gravações e revelações da chapa, entre outros.

Agora, o custo da impressão digital é inferior ao do offset.

Estética de cada tipo de impressão

Em relação a parte estética, a diferença existente se revela por conta da aplicação da tinta no papel.

Na impressão offset a tinta penetra diretamente no substrato, enquanto na impressão digital, a tinta penetra diretamente no papel.

Sendo dessa forma, as impressões digitais possuem maior saturação, se for considerado o mesmo tipo de substrato, sem que haja enobrecimentos.

E então? O que você precisa hoje? Impressão digital ou offset?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 9 =