Qual a melhor resolução para impressos?

Qual a melhor resolução para impressos?

Geralmente nas gráficas, se prepara a arte com 300 dpi de resolução, para trabalhos em folhas A4 não há nenhum problema, mas a questão muda quando é para folhas bem maiores.

Quando a folha precisa ser completamente preenchida, eis outro desafio! Para se ter uma ideia sobre o assunto, um arquivo com uma foto única de 300 dpi em A4, fica com 5MB de qualidade de imagem, já em A3 fica com 7,5 MB, já um banner de 60×90 fica com 16,5 MB e um outdoor pode até travar a máquina nessa resolução!

Um outdoor bem de perto…

Quem já viu um outdoor percebe que há elementos lineares com pontos quase de 1 cm, de pertinho, não dá para entender o que são esses elementos que se agrupam.

Esses elementos lineares têm aproximadamente 10 dpi. Para aqueles que entendem de recursos gráficos, sabe que essa lineatura usa aproximadamente metade da resolução, por esse motivo que nos trabalhos com panfletos, é preciso enviar o arquivo com 300 dpi e o fotolito deve ser gerado próximo a 151 dpi.

Seguindo esse raciocínio, você deve analisar: faz sentido montar uma imagem com 300 dpi para criar um outdoor com 10 dpi? Não! O ideal seria usar 20 dpi.

E qual é a resolução ideal?

Vamos supor que uma folha de A4, estando a uns 20 cm do seu campo visual, contendo 300 dpi em 150 dpi, seja o que você almeja. Ou se tratando de plotagem, pois esse é o tema mesmo, que sua impressora esteja trabalhando com 600 dpi e essa resolução você até considera boa.

Observando bem de perto, essa resolução é o dobro da necessária para offset. Nesse caso ou em qualquer outro em que seja necessário imprimir, é sempre válido usar a regra de três, conhece?

Então, vamos aos cálculos:

20 cm é para 600 dpi, de forma que 100 cm (01 metro) é para X, veja que há uma relação inversa, ou seja, isso indica que é preciso diminuir com a distância.

Portanto:

600 x 20 / 100 = 120

Eis a tabela:

  • 20 cm – 600 dpi
  • 1 m – 120 dpi
  • 2 m – 60 dpi
  • 5 m – 24 dpi
  • 10 m – 12 dpi
  • 20 m – 6 dpi

Veja que tudo depende da distância que o leitor tem.

Resolução maior para imprimir uma lineatura bem maior também

O bureau sempre pede a arte com 300 dpi, porque ele não sabe onde será colocada a impressão e de quanto será a distância para a visualização da impressão, como essa informação não lhe é compreendida e processada, ele só pede essa resolução de imagem para o impresso.

Daí eis que surge o problema e você que se vire para dar conta da arte pesada e dos arquivos que tem de ser processados pela bureaus.

Portanto, no final das contas, a resolução final, como a lineatura da impressão e os demais detalhes que envolvem o projeto é de responsabilidade do designe gráfico. Por esse motivo que as informações são tão importantes e o cliente deve expor desde o princípio o que deseja e o que precisa, de forma que o trabalho seja elaborado com a qualidade devida e esperada!

O que precisa imprimir agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 4 =