Gramatura e tipos de papeis

Gramatura e tipos de papeis

Se você trabalha ou precisa de elementos gráficos para dar maior destaque à sua empresa, fica claro que também deve conhecer a gramatura e os tipos de papeis que existem.

Papel Offset ou conhecido também como sulfite

Trata-se de um papel que não é revestido, ele é meio poroso, bastante utilizado para panfletos mais comuns, para miolo de livros, receituários, formulários, memorandos e se for mais grosso pode até ser utilizado em cartões e fichas. Ele é impresso apenas com 1 cor e é distribuído a milhares por aí.

Esse é o tipo mais simples de papel que existe. Só não perde para o papel jornal, que é mais simplório ainda.

O papel offset ou sulfite é um dos melhores para escrita, por conta de ser mais poroso e por poder absorver mais tinta. Existe outra vantagem envolvida com ele, pois dentre todos os que existem, é o mais barato. É possível encontrar de 50 gramas e até de 300 gamas. Outro atributo é que possui cores variadas, as cartolinas fazem parte desse grupo.

Papel couchê

É um papel bem comum, mas possui grande qualidade, esse não é poroso, possui uma camada de vedante nas duas faces, se tornando assim, impermeável, tendo uma aparência mais fina, ele é mais resistente, serve para a fabricação de folders, revistas, capaz, panfletos, cartões de visitas, dentre outros.

Suas gramaturas são: de 63 gramas à 350.

Papel jornal

É mais fino e sujo, possui menor qualidade, mas é bem similar ao offset. É constituído por fibras soltas e sua gramatura vai de 50-70 gramas.

Papel reciclado

Trabalha com a linha ecológica da reciclagem e utiliza tanto papel de pré-consumo, como o de pós-consumo. Isso quer dizer que se mistura papel novo e papel velho. Esse tipo é poroso e tem uma coloração amarelada bem típica dele. Sua gramatura é de 90, 120 e 250 gramas, pode ser usado para papel comum, cartões de visitas e prospectos.

Papel supremo

Esse aqui faz o estilo intermediário entre o couchê e o offset. Ele é mais grosso e tem uma parte selante em uma das faces. Existem algumas versões dele, como:

  • Duplex – textura de jornal no verso.
  • Triplex – tem o verso em branco.
  • Supremo – marca boa, o verso é bem liso.
  • Supremo duodesign – os dois lados contêm partes selantes.

Sua gramatura é de 200-400 gramas.

Papeis especiais

Esses só servem para trabalhos bem específicos e são mais caros que os demais, esse papeis são os feitos com: casca de ovo, golfrata, telado, vergê, opaline, color plus, pólen, entre outros.

Papel transfer e sublimático

Para aplicações específicas os indicados são os papeis transfer e o sublimático, e recebem a imagem e elementos por meio da transferência feito por calor.

O papel tipo transfer coloca a imagem de modo superficial. Já o sublimático faz com que a tinta entre nos poros do papel.

Papel fotográfico

Esse tipo de papel é específico para impressoras jato de tinta, busca melhorar a qualidade da impressão, e alguns são até mesmo à prova d’água.

Sua gramatura possui de 90 a 300 gramas, podendo ser com duas faces ou apenas uma.

Como você pode ver, existem muitos tipos de papel e então, qual desses vai querer para fazer sua impressão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 16 =