Dicas ao montar a própria arte para enviar a gráficas

Dicas ao montar a própria arte para enviar a gráficas

Hoje em dia, está mais fácil criar a própria arte de divulgação do seu negócio. Isso porque existem cada vez mais ferramentas disponíveis para os interessados em criar por conta o material que posteriormente será impresso. Embora o uso de recursos avançados exija mais conhecimento, existem hoje softwares para design que estão acessíveis a todos, aplicativos que prometem simplificar a tarefa.

De qualquer forma, mais do que criar uma arte bonita, é necessário saber quais requisitos seguir para que ela seja impressa com qualidade e de forma adequada na gráfica. Para tanto, confira as principais dicas ao montar uma arte para impressão:

Resolução de imagens

Geralmente, o ideal é que a resolução das imagens usadas no material que vai ser impresso seja de 300 dpi. Isso vai garantir que ela fique bem nítida no papel. Por isso, é importante ter o cuidado de conferir a sua resolução, principalmente, de imagens baixadas da internet. Isso porque elas costumam ter apenas 72 dpi.

Além de buscar ilustrações com maior resolução, você também pode usar a imagem com 72 dpi adaptada. Para tanto, é preciso, em um programa de edição, importá-la e reduzi-la para 24% de seu tamanho original. Assim, é possível deixar a imagem com melhor qualidade para a impressão. Hoje, os softwares de edição mais conhecidos são o Photoshop, Corel e Illustrator.

Padrões de cores RGB e CMYK

Esses são os dois padrões de cores de imagens existentes no mercado. O primeiro é encontrado nas imagens da internet e se refere às cores vermelho, verde e azul (Red, Green e Blue, em inglês). Já o segundo é mais utilizado para impressões, referindo-se às cores ciano, magenta, amarelo e preto (Cyan, Magenta, Yellow e Black).

É preciso saber que a conversão de uma foto da web de RGB para CMYK pode prejudicar o brilho das cores. Outro problema é que isso pode gerar o desencaixe das cores dos textos pretos com fontes pequenas. Quando você não conseguir imagens CMYK, portanto, peça uma orientação da gráfica onde vai imprimir o material. Com isso, poderá configurar de modo adequado o perfil de cores do software que estiver usando.

Tonalidade da cor preta

Outra dica é sempre conversar com a gráfica quando usar imagens que contenham a cor preta, pois o preto 100% pode deixar o seu impresso com baixa qualidade. Em geral, o que se faz é “calçar” o preto, adicionando de 30% a 40% de ciano.

Sangria, caimento e margem de segurança

A área de sangria, também conhecida como sangra, é quando a arte do seu material se estende além da borda do documento. Isso é importante para evitar cortes irregulares nas bordas, levando a margens e linhas brancas que prejudicam o acabamento. Uma dica, portanto, é fazer com que a arte se estenda 5 mm além da área disponível para impressão.

Também é necessário que o material tenha o chamado caimento, que se refere à linha que indica onde o documento deve ser cortado. Essa linha precisa estar inserida na margem de sangria. Por fim, existe a margem de segurança, que ajuda a evitar que imagens e textos sejam cortados.

Textos sempre em curvas

Os textos em materiais que serão impressos devem ser sempre convertidos em curva. Isso vai evitar que as fontes escolhidas para a sua arte sejam trocadas por similares quando forem para outros computadores. Isso poderia comprometer o resultado final do seu trabalho.

A Pama Mega Store é uma gráfica que imprime materiais com excelente qualidade, além de fornecer todas as orientações necessárias a seus clientes. Para saber mais, clique aqui e conheça um pouco sobre o seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =