Quais informações os varejistas devem expor nas etiquetas de gôndola?

Quais informações os varejistas devem expor nas etiquetas de gôndola?

Segundo o código de defesa do consumidor, os preços dos produtos precisam estar expostos nas gôndolas de prateleiras e vitrines de todos os pontos comerciais, seja ele qual for.

O art.6º, inc. III, do código define que o fornecedor tem obrigação de proporcionar as informações aos consumidores de maneira aberta, breve e ostensiva, “com particularizações certas de quantidade, composição, característica, qualidade e preço, bem como a respeito dos riscos que apresentem.”

No caso de compras que podem ser parceladas, deve ser informado:

  • O valor total à vista,
  • O número de vezes que poderá ser financiado,
  • O valor total a ser pago com financiamento,
  • Os juros,
  • Periodicidade,
  • Valor das prestações,
  • Os ocasionais acréscimos,
  • E encargos que ocorrerem sobre o valor do parcelamento ou financiamento.

Sendo assim, sempre que a apresentação de um produto para venda não satisfazer às disposições do código de defesa do consumidor, no que faz referência ao seu direito à informação nas gôndolas, o estabelecimento pode ser processado pela vistoria do Procon. Além disso, o cliente pode buscar pelo Procon mais próximo de sua casa e realizar a acusação.

Vantagens de imprimir código de barras nas etiquetas

O código de barras pode ser utilizado para aperfeiçoar qualquer procedimento que envolva controle de mercadorias.

Por suas características próprias, o sistema é essencial para operações com ampla quantidade de componentes.

No geral, a maneira mais lógica de gerenciar o controle de fluxo e acúmulo de produtos, acabados ou não, vem por meio do código de barras.

O uso do código de barras vai desde a administração de livros em uma biblioteca, até o gerenciamento de lojas que atuam com mais de trinta mil itens.

Logo abaixo, estão alguns benefícios de sistemas que atuam com código de barras, por exemplo, um supermercado:

  • Rapidez (por volta de 30% de rendimento no atendimento ao consumidor);
  • Compras (pedidos para fornecedores);
  • Armazenamento (reabastecimento de gôndolas);
  • Economia;
  • Financeiro (aplicações, caixa);
  • Marketing / vendas (promoções, etc.);

Além disso, os pontos de frente de caixa passam a agir de modo mais competente, tendo seus afazeres efetuados e rastreados, e a partir disso, se emitem relatórios que permitem aprimorar o andamento do trabalho e alocar os recursos humanos de maneira mais harmônica.

O fechamento do caixa fica mais acelerado e a emissão da nota fiscal é realizada automaticamente, com descrição detalhada e preço dos produtos obtidos.

Outro benefício apreciável é a possibilidade de se poder trabalhar com o domínio físico do estoque, no lugar do controle estatístico, ainda muito disperso.

Sendo assim, se faz essencialmente necessário estar com etiquetas de gôndolas por todas as prateleiras e vitrines!

 Atenção aos preços

Nos supermercados, hipermercados e mercados existe a possibilidade de existir divergência entre os preços do caixa e os preços da prateleira, na maioria das vezes o valor na saída é maior do que o que foi divulgado.

Sempre que o valor na gôndola é diferente do valor do caixa, o cliente tem o direito de levar o produto pelo menor valor. Além do prejuízo para o varejista, isso também causa uma má impressão no cliente, por causar desconfiança e desconforto.

Essas divergências podem acontecer por vários fatores, por exemplo, por causa de alguma promoção que havia sido encerrada e seu preço ainda não foi alterado nas prateleiras.

Mas também é importante observar se os produtos estão sendo adequadamente expostos: não é raro clientes relacionarem um produto com a o preço da etiqueta que está imediatamente abaixo dele. No entanto, podem não se atentar que aquela etiqueta se refere a um produto semelhante. E terão uma desagradável surpresa na hora de passar no caixa.

Além disso, sempre é importante conferir se todos os produtos estão precificados.

Sua loja está precisando renovar o estoque de etiquetas de gôndolas? Então confira as ofertas do site da Pama Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =