Dicas para fazer um portfólio criativo de design e se destacar no mercado

Dicas para fazer um portfólio criativo de design e se destacar no mercado

Se você trabalha com design ou se pretende ingressar nessa área, você deve saber que além de ser um profissional competente, ter um portfólio de boa qualidade é muito importante para se destacar no mercado. O portfólio é o seu cartão de visitas e, por isso, investir em um portfólio criativo pode ser uma ajuda e tanto para sair na frente da concorrência no mercado. Reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de criar o melhor portfólio.

Invista em qualidade:

Na hora de criar um bom portfólio para apresentar o seu trabalho, qualidade acaba valendo mais do que quantidade. De nada adianta colocar vários projetos que você realizou ou dos quais participou e não ter ali nenhum que de fato vá impressionar o cliente. Por isso, na hora de criar o seu portfólio, tenha em mente que é importante mostrar ao seu cliente que você produz um trabalho de qualidade que vai se destacar frente a outros profissionais. Seja cuidadoso e só coloque no portfólio projetos que realmente tiveram resultados satisfatórios.

Se você for iniciante na área, vale sim colocar projetos pessoais no portfólio mesclados com alguns bons projetos feitos comercialmente.

Seja original:

Design é uma área criativa. Por isso, mostrar ao seu cliente que você sabe inovar já no portfólio pode fazer uma diferença e tanto. Imagine que um cliente está em dúvida entre alguns profissionais. Se o seu portfólio for apresentado de uma maneira original, já é meio caminho andado para que você se destaque entre a concorrência.

Inove na apresentação:

No caso de um portfólio impresso, investir em uma apresentação criativa pode ser uma boa pedida. Tente inovar tanto na forma como no conteúdo. Pense em tipos de papéis diferentes, formatos inovadores, e modos interessantes de apresentar seu trabalho para o cliente. Fazer um portfólio especial para cada cliente também é um modo de mostrar cuidado. Ao direcionar seu conteúdo para o que o cliente espera de você, as chances de conseguir o trabalho aumentam bastante.

Tenha uma versão digital:

Portfólio impresso é importantíssimo, mas apostar em uma versão digital também é um diferencial. Isso porque através da internet, pessoas que ainda não tiveram acesso ao seu trabalho podem chegar até ele através de pesquisas e com isso você pode acabar ganhando novos clientes. Na versão digital, lembre-se de escolher uma plataforma confiável e, se você for um designer da área digital, criar seu próprio site pode ser um diferencial e tanto na hora de se apresentar ao cliente.

Conheça o seu cliente:

De nada adianta apresentar o projeto de um site maravilhoso que você fez para um cliente que quer te contratar para fazer uma identidade visual. Assim como não adianta de nada mostrar folders e flyers para um cliente que espera imagens para suas redes sociais. Na hora de apresentar seu portfólio para um trabalho, lembre-se que tão importante quanto ser criativo é atender às expectativas do seu futuro contratante.

Se você está procurando o melhor em soluções gráficas, visite o site da Pama Megastore. Temos os melhores produtos e o melhor time de profissionais para te atender.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *