Quais informações devem constar nas etiquetas de confecções?

Quais informações devem constar nas etiquetas de confecções?

Quem tem o seu próprio negócio ou gerencia uma empresa deve saber que até mesmo os detalhes são importantes, até porque não raro eles não responsáveis pelo sucesso do empreendimento. Essa afirmação se encaixa muito bem com as confecções de roupas, uma vez que além de qualidade no produto é essencial conhecer as normas de etiquetagem.

Existem informações específicas que devem aparecer nas etiquetas de confecções e, para não correr o risco de ser penalizado, o empreendedor deve estar atento a essas normas. Isso também vai garantir que o cliente adquira produtos com todas as informações necessárias, tornando as etiquetas grandes aliadas do setor de vendas.

O artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, exige que os produtos e serviços sejam apresentados de forma a garantir informações corretas, objetivas e em língua portuguesa aos consumidores. Exige-se ainda dados sobre as suas características, composição, preço e origem, entre outros.

Já mais especificamente para as etiquetas de confecção, as normas são regidas pela resolução nº2 de 06/05/2008, que dispõe sobre a aprovação do Regulamento Técnico Mercosul sobre etiquetagem de produtos têxteis. Também é possível se basear na ABNT ISO 3758, que trata da etiquetagem de têxteis.

Principais informações para etiquetas de confecções

As etiquetas podem ser estampadas ou bordadas, mas quando são afixadas junto a roupas contam com uma série de exigência. A primeira delas é que as informações sejam legíveis, permitindo a sua fácil leitura. Dessa forma, é preciso ainda que o idioma usado seja o usado no país de origem, embora possa haver outros idiomas também.

Quanto às informações obrigatórias, está o nome, razão social ou marca registrada do fabricante nacional, do importador ou de quem tem a licença da marca. Da mesma forma, é preciso que haja a sua identificação fiscal. Outra exigência é a presença do nome do país de origem, mas não pode constar nome de blocos econômicos, nem usar bandeiras e tampouco abreviações.

A matéria prima que compõe a peça deve estar em ordem decrescente, assim, junto a cada fibra deve aparecer a sua porcentagem, sendo que todas com representação inferior a 10% podem ser somadas e identificadas como “outras fibras”.  Quanto ao indicativo de tamanho, pode ser em letras ou números e, no caso de tamanho único, essa informação deve aparecer por extenso, sem siglas.

A etiqueta de confecções deve contar também com a simbologia apropriada para o tratamento do produto, sendo que ela precisa se concentrar em uma área de 4 mm x 4 mm.  Esses dados podem ser escritos ao invés de usar símbolos. No caso da simbologia, entretanto, deve ser a adequada para explicar como lavar, que produtos a evitar e como secar. Por fim, é necessário que a etiqueta receba o valor do produto.

A Pama Print conta com modelos variados de etiquetas para receber todas as informações necessárias da sua confecção. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 44-3024-2299.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 1 =