Panfleto, flyer e folder: saiba as diferenças e escolha a melhor opção para seu negócio

Panfleto, flyer e folder: saiba as diferenças e escolha a melhor opção para seu negócio

Você quer criar um material gráfico para divulgar sua empresa ou serviço, mas na hora de escolher o formato que melhor se adapta às suas necessidades, ficou em dúvida. O que é melhor usar? Panfleto, flyer ou folder? Quais são as diferenças entre esses formatos? Qual é o tipo que melhor se adapta a cada negócio? Para tentar esclarecer essas dúvidas, reunimos aqui as principais características de cada formato e ajudamos você a escolher a melhor opção.

Panfleto:

A origem do panfleto é bastante antiga e data da Europa medieval. A palavra panfleto vem do inglês “pamphlet”, que é a tradução do termo em latim “pamphilus”, usado para nomear uma espécie de poema de amor que circulava na época. Com o tempo, o termo “pamphlet” começou a ser utilizado para qualquer impresso menor que um livro utilizado para divulgar impressos curtos, geralmente com inclinação religiosa ou política.

De lá para cá, o termo é usado para pequenos impressos que são distribuídos com a intenção de divulgar algum produto, negócio ou serviço. A tradução mais correta para o português seria “folheto”, mas panfleto também pode ser utilizado. Sendo assim, folheto e panfleto são sinônimos. Os folhetos, pelo seu tamanho menor, e pela grande tiragem, são geralmente utilizados para divulgar promoções, lançamentos ou até para campanhas políticas.

O panfleto é geralmente impresso em papel menos nobre em tamanho A5 ou A6, com uma ou duas cores e, por isso, é impresso em maiores quantidades.

Flyer

Os flyers começaram a circular a partir da popularização da publicidade e da imprensa moderna. São uma espécie de evolução dos panfletos já que também são impressos em formato pequeno, mas geralmente em papel mais nobre e com um trabalho de design mais elaborado.

São uma boa opção para divulgar um novo negócio, promoções, inaugurações, e etc. Flyers geralmente contam com mais informações do que um panfleto e são elaborados com mais cuidado, mais cores, etc.

O flyer é geralmente impresso em papel fino, mas de maior qualidade do que um sulfite e em formato A4 ou A5, um pouco maior que um panfleto.

Folder

A palavra folder vem do inglês “to fold” que significa dobrar. Como o próprio nome sugere, o folder é uma peça de divulgação que vem geralmente dobrada em duas ou mais partes. Por ser maior, o folder pode contar com mais informações e exige um trabalho de design mais cuidadoso, já que conta com mais texto e precisa ter um cuidado com diagramação.

Folders são indicados como material de apoio para eventos e palestras, para divulgar serviços, para apresentar o cardápio de um restaurante ou delivery, etc. Se você precisa dar instruções ao seu cliente sobre um produto ou serviço, o folder também pode ser uma ótima opção.

O folder também é impresso em papel de melhor qualidade geralmente em formato A4 ou A5, porém dobrado.

Para as melhores soluções em materiais gráficos, acesse o site da Pama Megastore. Temos opções de impressos de diversas tiragens e dimensões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 1 =