Como definir a tiragem de um material impresso

Como definir a tiragem de um material impresso

Na hora de confeccionar um material impresso para a sua empresa, seja um bloco, pasta, papel timbrado, panfleto, cartaz, entre todos os demais existentes que podem ser impressos, há uma série de cuidados. É importante escolher o formato certo conforme as suas necessidades, as cores adequadas, montar uma composição harmoniosa, entre outros requisitos.

Outro fator importante é avaliar qual a quantidade desse material reproduzir. De acordo com a sua finalidade pode ser preciso um número maior ou menor de unidades. Mas como definir a tiragem de um material impresso? O primeiro passo é identificar o objetivo desse material: ele vai ser entregue a um número exato de pessoas em um dado momento ou será entregue a uma grande quantidade de pessoas por tempo indeterminado?

Quando se imprime um material destinado a um público bem definido, como pastas, papel timbrado, agenda e calendários para a equipe de uma empresa, por exemplo, as contas são muito simples de fazer. O cálculo complica quando se tratam de panfletos, os quais devem ser distribuídos para os clientes em potencial do seu negócio.

É preciso, portanto, considerar a área de atuação da sua empresa, em quais lugares o material será distribuído e qual a estratégia usada para tanto. Marcas que possuem um público-alvo amplo e que optam pela panfletagem (ou seja, quando uma pessoa é contratada para entregar o maior número possível de panfletos em lugares públicos), a tiragem deve ser grande.

Mas grande quanto? Pense em quantas pessoas a sua campanha de marketing deseja atingir com esse panfleto. Cinco, 10 mil? Para ajudar no cálculo, divida a quantidade total pelos dias em que o material será distribuído e em quantos locais. É suficiente? Isso vai ajudar para que as chances de abranger um público maior estejam garantidas.

Dicas para definir tiragem de panfletos promocionais

Empresas que possuem um público-alvo mais segmento –  ou seja, possuem como clientes em potencial consumidores com características mais específicas – podem distribuir os panfletos em locais estrategicamente escolhidos, onde seu público frequenta. Assim, eles ficam à disposição dos interessados.

Nesse caso, a quantidade também pode ser grande, sendo que vai depender de quantos são os pontos de distribuição eleitos e quantas pessoas podem ser alcançadas em cada um deles. De qualquer forma, recomenda-se que ao total de impressos necessários seja acrescido 10% a mais. Desse modo, não se corre o risco de faltar material, pois é melhor pecar por excesso, como diz o ditado.

Além disso, quando as encomendas em gráficas são feitas em larga escala, um pequeno acréscimo no pedido não costuma fazer muita diferença no valor final. No entanto, é importante estar atento para evitar prejuízos.

Nesse sentido, vale a apena avaliar se a quantidade impressa de panfletos conseguirá ser distribuída até o prazo final, no caso do panfleto ter validade – como quando se está divulgando uma promoção ou curso. E mais, quanto maior a quantidade de unidades a ser impressa, menor costuma ser o valor de cada material.

Independente da tiragem do seu material impresso, a Pama Mega Store dispõe do serviço de grandes e pequenas tiragens. Dessa forma, você pode imprimir o seu cartaz, panfleto, papel timbrado ou qualquer outro dentro de sua necessidade.

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