Como fazer um cartaz promocional de sucesso com as próprias mãos

Como fazer um cartaz promocional de sucesso com as próprias mãos

A profissão de cartazista não é muito conhecida, mesmo que seu trabalho faça parte do dia a dia de muita gente. Eles são os responsáveis pelos cartazes de oferta de produtos nos mercados, quitandas e hipermercados. Um trabalho rotineiro, mas que talvez muitos consumidores nunca tenham se perguntado a respeito de quem os cria.

Embora a demanda por cartazes escritos à mão seja grande em estabelecimentos como mercados, eles aparecem também em outros lugres. É o caso das lojas de departamento e de materiais de construção — bem como o comércio varejista em geral —, onde é possível se deparar com uma grande variedade destes cartazes. Diferente de outros materiais que são impressos em gráficas, em grande quantidade, o material produzido por cartazistas é artesanal e único.

Dependendo do estabelecimento, pode haver demanda para cartazes novos todos os dias. A taxa de rotatividade vai depender da estratégia de marketing adotada pelo negócio. Ainda que cotidiana, a profissão demanda muita técnica e conhecimento para entregar um produto final chamativo e esteticamente agradável. Profissionais da área explicam que existe muito estudo aplicado à confecção de um cartaz deste tipo.

Para aprender a arte, é possível fazer cursos de cartazista. Neles, é ensinada a forma correta de confeccionar um cartaz, uma vez que há um padrão já consagrado e que deve ser seguido. Mesmo assim, sempre existe espaço para o toque de criatividade individual de cada profissional.

Como fazer, à mão, um cartaz promocional de sucesso

As palavras e os números que aparecem nos cartazes de mercados e outros estabelecimentos devem ser escritos de maneira legível e harmoniosa. Além disso, costuma-se dar destaque ao valor do produto, já que os cartazes são frequentemente usados para divulgar ofertas.

Desse modo, o nome do produto aparece de forma mais tímida no cartaz. Mesmo assim, deve existir um cuidado especial para que a descrição esteja correta. Se o nome do produto for longo, por exemplo, é importante destacar as palavras que melhor o definem. Esse destaque pode ser dado com letras maiores, mas também usando mais traços para escrever.

Outra regra empregada é a de escrever as letras com pincel preto ou azul e os preços sempre em vermelho. A cor, além de dar mais destaque a uma informação, é também a consagrada nesse tipo de material, fazendo com que o consumidor acostumado consiga interpretar a informação em poucos instantes.

Outra questão importante é dimensionar o cartaz de modo que as informações não fiquem muito apertadas. Por outro lado, não pode haver espaços vazios também. O cartazista precisa aproveitar bem toda a tela, informando de modo eficiente o que é preciso dizer. Ainda, deve-se escolher o melhor local para fixar os cartazes.

Para cartazes promocionais de qualidade e sucesso, é preciso não apenas cartazistas experientes, como também materiais de qualidade. A Pama Mega Store conta com cartazes no estilo splash  e no formato quadrado, mais tradicional. Ainda vendemos pincéis  e tintas refil para o melhor resultado possível. Acesso o site e conheça melhor os seus produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 18 =