Ribbons: como escolher o ideal para a sua impressão

Ribbons: como escolher o ideal para a sua impressão

Quem trabalha com impressão, com certeza já ouviu falar em ribbons e tem que adquiri-los com uma certa frequência. Os ribbons são os suplementos utilizados para impressão digital nas impressoras de resistência térmica (Argox e Zebra são exemplos). Eles são muito úteis para imprimir códigos de barras, tabelas nutricionais, tags de roupas, entre outros. Mas na hora de escolher qual tipo de ribbon utilizar na sua impressora, pode surgir a dúvida. Pensando nisso reunimos aqui os três tipos mais comuns e explicamos um pouco sobre eles para que você possa fazer a sua escolha de maneira mais certeira.

Qual o ribbon certo para eu escolher?

Bom, essa é uma daquelas perguntas cuja resposta depende da finalidade para a qual você quer o ribbon. Existe um tipo adequado para cada aplicação e é a escolha correta que vai acabar por determinar tanto a qualidade da sua impressão, como também a durabilidade dessa impressão no tipo de material escolhido. Para que você entenda melhor do que estamos falando, nós resolvemos explicar um pouco sobre cada tipo de ribbon, e para o que tipo de material ele é mais adequado.

Ribbon Resina:

O ribbon de resina é indicado principalmente para a impressão de BOPP e para materiais plásticos ou sintéticos. Eles apresentam uma excelente qualidade tanto de impressão quanto também de durabilidade.

Uma grande vantagem da impressão com ribbon de resina é a resistência: eles resistem muitíssimo bem a produtos químicos, alguns tipos de solvente, sol, água, óleo e até abrasão. Os produtos impressos com um ribbon de resina podem ser facilmente lavados ou imersos sem que a impressão seja danificada. E é justamente por causa dessa enorme durabilidade que os ribbons de resina custam bem mais caro que os outros tipos. Sendo assim, eles acabam sendo geralmente utilizados em casos mais específicos como rótulos de produtos químicos ou farmacêuticos.

Ribbon Cera:

É o tipo de ribbon utilizado para a impressão comum tipo offset. É mais barato, mas o custo mais baixo vem junto com desvantagem de trazer menor durabilidade para a impressão. Um exemplo é que quando eles são utilizados em papel couchê, eles podem borrar e não aderir corretamente. Se são usados em BOPP, podem deixar uma impressão falhada por não aderir corretamente. Por isso, geralmente o ribbon de cera é mais indicado para impressões mais simples como etiquetas de identificação, transporte, promoções, prateleiras, etc.

Ribbon Misto:

Como o próprio nome já sugere, o ribbon misto é aquele que mistura cera e resina, o que acaba por melhorar a qualidade da impressão e a durabilidade. O ribbon misto pode ser utilizado em uma grande variedade de materiais como papel offset, couchê e se for de muito boa qualidade, até em BOPP. O custo é intermediário entre o ribbon de cera e o de resina e é uma opção boa para quem quer uma impressão com mais qualidade e mais durável, mas sem gastar tanto investindo no ribbon de resina. Eles podem ser utilizados para a impressão de código de barras, etiquetas de prateleira, identificação de produtos, entre outros.

Se você está precisando de ribbons para impressão e não sabe onde encontrar, você precisa conhecer a Impaper. Somos uma indústria gráfica, offset digital e flexografia que oferece vários tipos de produtos e serviços para a sua empresa. Quer saber mais? Visite nosso site e conheça nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =