O designer gráfico tem atuado com grandes oportunidades, já que…
Importância da ética e responsabilidade no mercado gráfico
No mercado gráfico a ética vem a partir de três lados:
- Da empresa que trabalha com impressões e gráfico.
- Do fornecedor que abastece a empresa para a produção de trabalhos gráficos.
- E por parte do cliente, que solicita e compra esses elementos gráficos.
A empresa gráfica
Toda empresa deve agir com ética, isso envolve:
- Respeitar o pedido do cliente.
- Anotar as indicações solicitadas.
- Criar o trabalho com dedicação.
- Ser responsável ao elaborar o trabalho.
Se a empresa peca nesses sentidos, mostra que não tem capacidade de fornecer aquilo que o cliente precisa e almeja. Isso quer dizer que estar a oferecer um serviço de baixíssima qualidade.
Toda empresa gráfica tem o dever de cumprir com o acordado entre as partes, seja fornecedor ou cliente. Obviamente no mundo corporativo há eventualidades que pode comprometer ou tornar o processo lento, como um pedido de mudança de layout, reformatação, mudança de cores, e isso pode trazer algum tipo de atraso ao trabalho, mas se a empresa consegue se manter firme nos aspectos fundamentais da proposta, sendo sempre honesta e transparente com seu cliente final e fornecedor, isso sempre contará muito ao seu favor.
O fornecedor…
Os fornecedores desse mercado, como em qualquer outro precisam também colaborar para que o trabalho possa ser desempenhado com eficiência, na verdade o bom desempenho deles se torna uma verdadeira parceria a longo prazo, trazendo inúmeros benefícios.
E a ética do cliente?
O cliente muitas vezes chega querendo um trabalho x, então solicita o orçamento, quando a empresa gráfica dá o valor, ele se “arrepia” todo, acha que está muito caro e não quer pagar. Diz que isso, aquilo e arruma todo o tipo de justificativa para pagar pouco, aliás, muitas vezes diz que a loja vizinha faz a mesma quantia por 30 reais a menos (sem considerar a baixa qualidade do trabalho dela).
É fácil oferecer um preço baixo, quando não se leva em conta vários pontos, como:
- Qualidade.
- Tempo de experiência.
- Tecnologia utilizada.
- Máquinas.
- Entrega e etc.
Aí entra a seguinte questão: Você se coloca no lugar do outro? Muitas vezes nós seres humanos não fazemos isso!
Não pensamos em quanto tempo o profissional teve que dedicar para elaborar, criar, dimensionar uma arte, muitas vezes o cliente diz querer fazer alterações, mas não pensa no tempo que o profissional terá de dedicar a mais para fazer o pedido.
Agora, quando o cliente vende seu próprio produto, será que ele leva o mesmo em consideração, ou dá esse abatimento e até destrata seu próprio material? Claro que não! Quando é com a gente temos a tendência de elevar, quando é o produto do outro temos a tendência de menosprezar, rebaixar essa é a verdade, muitas vezes só para ganhar no preço. Claro que não se pode generalizar, mas normalmente é assim mesmo que acontece.
Por esse motivo o cliente também precisa agir com ética, precisa saber que o trabalho gráfico exige muito, pois se trata de um trabalho de lapidação, como uma escultura. Para chegar ao resultado final é preciso muitas horas de dedicação e por isso, tem seu merecido valor.
Veja que no final das contas todas as partes devem agir com ética e comprometimento, de maneira que todos saiam ganhando.
Nós da PAMA – somos uma empresa que valoriza isso e desejamos o melhor para todos que nos cercam e procuram, por isso, aqui, você tem garantia de qualidade e ética profissional!