Dicas para fazer um pôster acadêmico de sucesso

Dicas para fazer um pôster acadêmico de sucesso

Os pôsteres acadêmicos são materiais muito comuns na vida de estudantes que participam de congressos de produção científica. Não raro, as ocasiões reservadas para a apresentação desse material substituem a explicação oral, que não é um privilégio de todos os participantes em congressos e seminários. Por isso, criar um pôster completo é fundamental para divulgar o seu trabalho.

O material deve ser desenvolvido seguindo as regras acadêmicas, mas também pode receber toques do marketing. Isso porque, além de divulgar um estudo, o pôster precisa se destacar entre os demais. Desse modo, vai atrair a atenção dos participantes e, assim, os autores podem explanar com mais detalhes o tema da pesquisa aos interessados.

Quanto ao texto em si, é imperativo que ele seja enxuto, contendo somente as principais informações. Assim, o seu criador pode fornecer os detalhes e desdobrar o assunto. Para chamar atenção, é possível montar um layout atrativo com imagens, fotos e demais ilustrações que complementem as informações escritas.

Gráficos também são elementos visuais que podem conter muitas informações, agregando valor ao pôster acadêmico. Esses recursos visuais devem ser diagramados de modo harmonioso junto ao texto, de forma a colaborar com a explanação feito pelo pesquisador. Além disso, é preciso evitar um pôster poluído, com dados em excesso — isso vai tirar a atratividade do material.

O que considerar ao fazer um pôster acadêmico

Mesmo que o pôster deva seguir algumas regras, nada impede que o responsável pela sua concepção faça um layout não convencional para aproximar o público. Uma dica neste sentido é incluir imagens com boa resolução e que sejam inusitadas e interessantes, além de relevantes à pesquisa.

Até o título merece uma atenção especial, devendo ser instigante de modo que faça com que os participantes do evento queiram saber mais sobre o trabalho. Outro aliado de um pôster acadêmico de sucesso é o uso adequado das cores. As tonalidades escolhidas precisam chamar a atenção, mas sem que fiquem “gritantes”, já que isso pode até mesmo prejudicar a leitura.

Para escolher as cores, uma sugestão é optar por tons quentes para as bordas do pôster e usar cores frias no centro onde está o texto. Isso causa um contraste chamativo e elegante. As cores também servem para dividir tópicos e facilitar o entendimento do conteúdo.

Embora possa parecer óbvio, não custa nada lembrar de alguns itens essenciais. Entre eles, o título, assim como os objetivos e a conclusão que devem estar em destaque. Não só porque são as partes mais importantes do trabalho, mas também por ajudarem a situar os leitores. Além disso, os outros textos devem também ter um tamanho de fonte grande, menor do que os principais elementos, mas que não prejudiquem a leitura.

Por fim, é fundamental escolher uma gráfica que ofereça uma impressão da mais alta qualidade para que o seu pôster acadêmico fique da maneira como foi concebido. A Pama Mega Store é especialista na impressão em papel para os mais variados fins. Clique aqui e saiba mais sobre a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =