Datas comemorativas como Natal, Ano Novo e Dia das Mães…
Como escolher a melhor fonte para usar no seu impresso?
Você vai criar um material de divulgação para a sua empresa e já pensou em cores, já escolheu a identidade visual e até pensou em papéis e acabamentos. Mas, na hora de escolher a fonte para o texto da sua peça gráfica, ficou em dúvida entre tantas opções.
É preciso saber que a tipografia escolhida para o texto do seu impresso faz toda a diferença no resultado final. Fatores como boa legibilidade, fácil entendimento do texto e beleza devem ser levados em consideração na hora de escolher a fonte com a qual o texto do seu folder, flyer ou cartão de visita será escrito.
Mas com uma variedade tão grande de tipos e modelos de fonte, como escolher a melhor? Reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar na hora da escolha:
Para grandes volumes de texto, prefira fontes serifadas ou semi-serifadas
Não é uma regra, mas caso seu impresso conte com um bloco grande de texto explicando um produto, por exemplo, o mais indicado é optar por uma fonte serifada ou semi-serifada. É que esse tipo de fonte é desenvolvido especialmente para materiais impressos e deixa a leitura mais fácil e agradável. Deste modo, fica mais difícil que seu cliente se canse e pare de ler as informações do seu material na metade.
Conheça o seu público
Coesão na identidade visual é importantíssimo em qualquer material impresso. Sendo assim, fique atento ao tipo de público para o qual o seu impresso será destinado. Um negócio que tenha como público-alvo pessoas mais jovens deve usar tipografias mais modernas, menos pesadas. Um negócio que atinge um público mais clássico, deve optar por um estilo de fonte mais tradicional. Se o público é infantil, fontes divertidas e decorativas podem ser uma boa opção.
Fontes cursivas podem e devem ser utilizadas em situações mais formais como convites de formatura e casamentos. Adequação é sempre importante na hora de criar qualquer material gráfico.
Fique atento ao contraste
De nada adianta escolher a fonte mais bonita, mas criar a peça de modo que o contraste não seja o ideal para que seu cliente leia. Evite colocar muito texto em fundos coloridos e se atente ao contraste. Sua peça deve ser lida pelo cliente sem cansar os olhos e sem fazer com que ele queira desistir no meio do caminho.
Evite fontes de difícil leitura
Você achou uma tipografia linda, mas percebeu que a leitura fica confusa, o “a” se confunde com o “o” e determinadas palavras não são entendidas em uma primeira leitura. Evite fontes assim porque esse tipo de tipografia pode causar ambiguidades e irritar o cliente, além de passar uma mensagem pouco profissional
Pesquise bastante
Atualmente existem vários sites que disponibilizam fontes de graça na internet. Pesquisar bastante é sempre uma boa pedida. Busque referências, veja os estilos de tipografia que estão em alta e faça a melhor escolha. No caso de usar fontes gratuitas no material impresso do seu negócio, fique atento às licenças e veja se aquela tipografia está liberada para uso comercial.
Para criar o melhor impresso, entre no site da Pama Megastore. Temos as melhores soluções gráficas com opções variadas de papel e acabamento para o seu negócio.