Economize nos holerites usando formulários contínuos

Economize nos holerites usando formulários contínuos

Conhecido também como contracheque, demonstrativo de pagamentos ou recibo de vencimentos, o holerite é um importante documento dentro de empresas, tanto para funcionários quanto para os seus administradores. Ele é impresso e entregue ao trabalhador todos os meses, sendo que é nele onde consta em detalhes o seu pagamento e descontos.

Além de ser uma forma que o funcionário de uma empresa possui de ter registrado os seus ganhos mensais, é também um comprovante de renda essencial. Isso porque ele é requisitado em uma série de momentos, seja para abrir conta em um banco, solicitar um financiamento e mesmo como forma de provar laços com o seu país quando requere um visto de turista para viajar ao exterior.

Junto com a carteira de trabalho, é um comprovante de que o trabalhador possui um emprego fixo e remuneração. Mas não é só ele que se beneficia com a existência do holerite, uma vez que esse documento é de extrema utilidade para a gerência de uma empresa.

Isso se deve ao fato do contracheque ser um comprovante de que a empresa está cumprindo com as suas obrigações trabalhistas e fiscais. Para que ambas as funções do holerite se concretizem, portanto, é preciso que haja duas vias, uma que permanece com o trabalhador e a outra que fica com a empresa.

O que deve constar no holerite

Os holerites mostram os dados usados pela empresa para chegar ao valor que deve ser pago ao funcionário. Para tanto, existe um modelo de contracheque ideal que deve ser seguido. Em geral, no cabeçalho do documento são exibidos os dados empresa, como nome, dados de registro e número de cadastro.

Logo abaixo, devem aparecer os dados do funcionário, como o seu nome e cargo. No entanto, de acordo com o setor da empresa, ao invés do cargo pode constar o setor no qual o trabalhador atua. Na sequência, deve ser impresso o salário bruto, ou seja, o valor antes que sejam feitas as deduções ou acréscimos.

Nas deduções, o mais comum é que apareçam os descontos de adiantamento, quando for o caso. Se o funcionário realiza horas-extras, essa informação é de extrema importância e deve aparecer logo em seguida. Da mesma forma devem estar discriminados os adicionais, entre eles, o adicional-noturno, insalubridade, etc.

A contribuição com a previdência é outro campo que deve ser sempre preenchido, sendo necessário para que o funcionário saiba exatamente de quanto se trata esse valor. Na sequência podem aparecer os impostos previstos por lei, quando existirem. Da mesma forma deve ser discriminado o vale-transporte, se ele for pago. Outros benefícios podem ser enumerados em seguida, como vale-alimentação, seguros, planos de saúde ou odontológico, etc.

Em vez de imprimir os holerites localmente , um recurso adotado por muitas empresas é a aquisição de formulários contínuos do tipo holerite. Nesses formulários, as colunas e linhas são previamente impressos por uma gráfica. Trata-se de uma forma de economizar na impressão e agilizar o trabalho. Isso porque o custo unitário do holerite impresso em gráfica é menor que o impresso em impressoras de escritório. Além disso, utilizando-se do formulário contínuo, os holerites podem ser preenchidos de maneira automática, por impressoras matriciais.  Algumas informações – como nome da empresa e endereço – podem inclusive já vir impressas da gráfica.

A Pama Mega Store é uma empresa que oferece holerites em formulário contínuo para proporcionar economia e rapidez na hora de entregar os contracheques aos funcionários da sua empresa. Para saber mais sobre esse produto, clique aqui.

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