Conheça as vantagens das etiquetas térmicas

Conheça as vantagens das etiquetas térmicas

As etiquetas são itens bastante corriqueiros no dia a dia de empresários e consumidores. Desse modo, nem sempre recebem a atenção que mereceriam, uma vez que, por trás de uma aparente simples impressão, existe uma tecnologia, muitas vezes, pouco conhecida, mas de extrema importância para o resultado final.

Nesse sentido, empresários de todos os segmentos de mercado, que fazem uso desse material devem conhecer mais a fundo o assunto. Um tipo de etiqueta que costuma oferecer um bom custo-benefício é a feita por meio de impressão térmica direta, mais conhecida apenas como etiqueta térmica.

Diferente da impressão por transferência térmica — método que aquece a cabeça de impressão para que a tinta de uma fita plástica, o ribbon, se prenda à etiqueta — a impressão térmica direta é mais simples. Ou seja, se faz uso de uma etiqueta que é aquecida na cabeça de impressão, permitindo que os dados impressos apareçam graças a substâncias químicas especiais que possui.

Nesse caso, não é preciso ter o ribbon de tinta. Essa é uma das principais vantagens da etiqueta térmica, pois com a redução de insumos é possível dispor de um menor custo. Além disso, mesmo quem possui impressoras que utilizam o método de impressão por transferência térmica pode usar a etiqueta térmica, assim, não há necessidade de adquirir um novo produto.

Também é um mecanismo que exige menos manutenção, já que é mais robusto, adaptando-se perfeitamente a diferentes ambientes, inclusive, estabelecimentos comerciais que precisam pesar os seus produtos.

Enquanto isso, a nitidez oferecida pela etiqueta térmica é tão boa quanto qualquer outra, sendo que também possui o benefício de oferecer uma impressão rápida, embora só receba impressões na cor preta. Por conta disso, é ideal à impressão de etiquetas de produtos com preços e código de barras.

Demais benefícios da etiqueta térmica

Um benefício das etiquetas térmicas que merece destaque especial é quanto à segurança. Isso se deve ao fato de que, quando se faz uso da impressão por transferência térmica, devido ao uso de ribbon, fica comprometida a confidencialidade das informações. Ou seja, já que a tinta da fita passa para a etiqueta, é possível olhar o ribbon depois da impressão e ver todas as informações que foram impressas, assemelhando-se a um negativo.

Outra vantagem oferecida pela etiqueta térmica em decorrência da desnecessidade do ribbon é quanto à praticidade e velocidade, as quais são maiores em comparação a outros tipos de impressão. Desse modo, ao acabar a bobina de etiquetas, basta trocá-la por um novo rolo, sem a necessidade de trocar também o ribbon.

Além disso, por não precisar da fita de tinta, não se corre o risco dela dobrar na hora da impressão, o que pode prejudicar a correta impressão dos dados da etiqueta. Embora possa ser usada em outros dispositivos, é ideal para balanças, uma vez que a durabilidade da impressão não é tão longa quanto de outros métodos.

Para escolher o modelo de etiqueta ideal para a sua balança das marcas Toledo ou Filizola, confira aqui as opções que a Pama Mega Store dispõe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 12 =