O significado das cores e sua importância para o papel impresso

O significado das cores e sua importância para o papel impresso

O que faz com que os seres humanos tenham a atenção fisgada? Ao planejar fazer seus impressos, panfletos, folders, banners e tudo o mais nessa área é preciso saber escolher quais as melhores cores para destacar sua marca, produto ou serviço.

Diante um mercado que sofre com a concorrência, como sua empresa pode se destacar das demais, como você pode atrair mais clientes e fechar boas vendas? Essas são perguntas que comumente estão na cabeça dos empreendedores!

Captar a atenção do cliente é essencial e sobre este assunto foi realizado um estudo com 500 consumidores no ABC paulista, e visou compreender o comportamento do público de acordo com as cores e ofertas propostas para vendas.

No campo da comunicação, os efeitos visuais e cores possuem uma função bem definida, pois ajuda a transmitir uma mensagem e dar clareza a ela!

Os estímulos cromáticos têm sido estudados há muito tempo e faz completa conexão com as emoções humanas. Todo individuo possui inclinação afetivas para determinadas cores ou tonalidade e essa influência das cores varia do tipo de segmento, como mercado de moda, varejo, alimentos e etc.

Quando se elabora um projeto para o material impresso de uma empresa, eis que surgem alguns itens extremamente necessários, como: Escolha do papel, tipologia, imagens que causam impacto, formato, criação do conteúdo e layout, e tão importante quanto os demais, chega a parte das cores!

A cor atinge em cheio as emoções das pessoas, estimula a parte sensorial, emergencial e de necessidade, o que contribui e muito até mesmo para o processo de venda!

Pelos seres humanos serem completamente ligados pelas questões visuais, isso se nota até mesmo entre uma cor e outra, que pode chamar mais atenção ou não.

As cores transmitem determinada mensagem e por isso é tão importante saber e conhecer se sua marca está dentro do alinhamento de trabalho ou não por meio delas!

Dados das cores e sua influência nos consumidores

  • 80% das pessoas confirmam e acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca.
  • Anúncios em cores são vistos 42% a mais, do que os que só possuem cores em pretor e branco (mais neutro).
  • 93% das pessoas observam bem os aspectos visuais, antes de decidir comprar.
  • 84,7% dos consumidores reconhecem e afirmam que as cores são mais importantes que outros fatores.

Por isso que algumas marcas acabam vendendo mais que outras e usam essa estratégia em suas embalagens, panfletos, cartões e banners!

E que cor eu devo usar em meu portfólio?

Vermelho serve para dar energia, sensação de urgência, incentiva as ações e transmite confiança. Ideal para estimular o apetite e muito usada para atrair consumidores compulsivos.

Amarelo mostra juventude, calor e aconchego, excelente para comunicação, ideal para lojas e vitrines.

Azul transmite confiança, credibilidade, paz. Indicado para negócios corporativos, pois remete a produtividade.

Verde alivia o estresse, representa saúde, crescimento e bem-estar, muito usado por consultórios médicos, casa e decoração e negócios que envolvem dinheiro.

Laranja envolve a tomada de decisão veloz. Estimula a excitação, entusiasmo e alegria, excelente para marcas que precisam vender mais.

Preto ou roxo transmitem elegância, espiritualidade, precisão e poder. Indicado para produtos de beleza ou negócios que vendem artigos de alto valor.

cores

Que tal fazer agora mesmo seu logotipo, banners, panfletos e folders nas cores certas?

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