Muitas vezes o empreendedor pode achar que o problema da…
Designer, saiba a importância de um bom briefing
Quem trabalha com design sabe que tão importante quanto realizar um trabalho criativo e de qualidade, é entender exatamente o que o cliente deseja e conseguir traduzir aquilo em uma imagem ou em uma peça gráfica. Mas para ter certeza que você vai entregar um trabalho que corresponda às expectativas do seu cliente, é muito importante realizar um briefing bem feito.
Briefing, para quem ainda não está completamente familiarizado com os termos da área, nada mais é do que uma série de perguntas que você faz ao seu cliente para entender exatamente o que ele quer que seja entregue no trabalho que pediu. Com isso você entende quais os objetivos do seu cliente, o que ele espera com aquele trabalho, que tipo de identidade visual ele prefere, entre outras informações importantes.
Se você está começando na área de design e quer se tornar um profissional de sucesso, saber criar um bom briefing é importantíssimo. Reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a criar um bom briefing:
Conheça seu cliente:
Antes de começar a criar o briefing, pesquise sobre o seu cliente, entenda quem é o público-alvo, entenda qual é a linguagem com a qual a empresa se comunica e saiba exatamente para que tipo de pessoa você está criando sua peça gráfica. Assim, fica muito mais fácil entender que tipo de linguagem, cores e imagens você deve usar.
Crie objetivos claros:
Imagine que seu cliente quer, por exemplo, um cardápio de restaurante. Se seu objetivo for apenas “criar um cardápio” as chances de você entregar algo que não agrade o cliente são bem grandes. Por isso, faça perguntas específicas. Seu cliente quer um cardápio com fotos dos pratos ou sem? Colorido ou impresso em preto e branco? Em várias páginas ou em uma só? Precisa de um cardápio menor para entregar aos clientes que desejam delivery ou não? Ser específico ajuda a entregar um trabalho que é exatamente o que o cliente espera.
Estipule um prazo realista:
Estipular um prazo de entrega já no briefing é bom para você e para o cliente. Se os objetivos e as vontades do cliente forem bem explicadas durante o briefing, fica mais fácil para você calcular qual o prazo necessário para terminar o trabalho. A partir daí, estipule uma data de entrega em que consiga cumprir todos os objetivos, contando inclusive com possíveis alterações ou imprevistos. De nada adianta estipular um prazo de entrega pequeno e depois acabar atrasando o trabalho.
Converse sobre o orçamento:
De nada adianta criar um trabalho belíssimo cheio de acabamentos incríveis e em formatos criativos se o cliente não puder pagar por isso. Pergunte até quanto ele deseja e pode investir e crie o seu trabalho a partir daí. Lembre-se que facas especiais, vernizes, papéis texturizados, tipografias pagas e tudo isso custa um bom dinheiro. Seja realista e não proponha coisas pelas quais seu cliente não tem condições de pagar, por mais que isso possa agregar valor à peça.
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