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Quais documentos fazem parte da rotina do almoxarifado
Embora o almoxarifado em empresas seja um setor que existe nas organizações há muito tempo, ele nem sempre recebeu a atenção que merece para atuar com todo o seu potencial. Por muitas décadas desempenhou apenas a função de depósito, onde ali eram estocados os produtos internos, como a matéria prima para a produção.
Em tese, é justamente essa a sua função, a de armazenar bens de consumo e matérias-primas, no entanto, não é preciso se limitar a isso, uma vez que ao contar com um almoxarifado organizado aumentam as suas funções para a empresa. Ou seja, se esse setor for visto como mais do que um depósito ele é um grande aliado para o sistema produtivo.
Quando existe um controle do que entra e do que sai do almoxarifado, é possível, por exemplo, avaliar melhor quais os produtos que são mais vendidos pela empresa e até mesmo em que época do ano eles são mais requisitados, permitindo ações específicas junto ao público alvo da marca para aumentar as vendas.
Além disso, quando a matéria-prima que sai do almoxarifado é controlada, torna-se mais fácil adquirir apenas o necessário, sem ter gastos extras desnecessários. Desse modo, é possível evitar a produção de um item que não possua muita saída, o que se traduz em desperdício de recursos financeiros, que poderiam ser empregados de forma mais inteligente.
Documentos que ajudam no controle do almoxarifado
Para ajudar na rotina do almoxarifado, a fim de manter a sua organização e controle diários, é preciso que haja uma série de procedimentos para cada situação. Para tanto, existem documentos que tradicionalmente são usados no setor, entre eles, estão os seguintes:
– Ficha de controle de estoque: documento responsável por informar as quantidades de cada produto que entra ou sai do almoxarifado;
– Ficha de localização: serve para informar onde cada item está localizado dentro do depósito, o que costuma ser feito por meio de um sistema de códigos;
– Comunicação de irregularidades: usado quando é preciso devolver ao fornecedor um produto, sendo necessário especificar a razão;
– Requisição de material: ficha que deve ser preenchida para que sejam retirados do setor os materiais e/ou produtos necessários;
– Devolução de material: formulário que deve ser preenchido e entregue quando um material é retirado em excesso e se quer devolver ao depósito.
Mesmo que todo o sistema do almoxarifado seja informatizado, o que cada vez mais tem se tornando comum nas empresas, alguns desses documentos ainda se fazem necessário, já que em muitas organizações nem todos os funcionários possuem acesso à rede interna da empresa.
Dessa forma, na maioria das organizações, hoje em dia, o sistema informatizado e os documentos físicos coexistem. Nesse sentido, uma ficha bastante usada em diferentes segmentos de mercado é a Requisição Material Simplificado.
Em geral, é preciso que a empresa sempre possua blocos com esse documento para organizar a dinâmica diária de sua organização. A Pama Mega Store comercializa esse produto e quem precisa adquiri-lo pode acessar a sua loja virtual clicando aqui e descobrindo mais sobre o produto.