Na hora de confeccionar um material impresso para a sua…
Os diversos tipos de substrato para etiquetas e etiquetas que se descolam?
A função do substrato adesivo é aderir no produto desejado. Porém, nem sempre isso acontece com sucesso e os adesivos acabam descolando e caindo. Existem três fatores muito importantes para garantir sua fixação:
– O substrato (adesivo) que está sendo utilizado;
– Onde está sendo aplicado, isto é, o material que recebe a aderência da etiqueta;
– Condições.
A etiqueta e o local aplicação
Existe uma variedade enorme de substratos adesivos e é importante que a empresa que vai produzir as etiquetas, faça um estudo criterioso, orientando o cliente para que não haja erro na escolha do adesivo correto, caso contrário, terá transtorno e prejuízos.
Fatores que devem ser observados:
Superfícies Ásperas: o adesivo recomendado é o de borracha, que precisa ser mais maleável e menos coeso, fazendo com que atinja a fixação desejada;
Superfícies com Curvas: nesse caso é recomendado um adesivo que possua frontal mais fino e flexível (acrílico).
Perguntas importantes sobre as condições que as etiquetas serão submetidas:
– Após a rotulagem o produto passa por algum tipo de higienização?
– Fica exposto ao tempo (sol, chuva, vento)?
– Utiliza transporte marítimo?
– Produtos vão à geladeira ou congelador?
Condições
Sujeira: A poeira é a grande inimiga do adesivo. Assim sendo, é importante que as superfícies onde as mesmas serão aplicados, estejam limpas antes de sua aplicação.
Produto Molhado: água, outra inimiga!
Até para as etiquetas que são resistentes a umidade é recomendado realizar a aplicação com sua superfície seca e aguardar a ancoragem do adesivo para expor a água ou umidade. Os produtos que são congelados também devem ser rotulados antes de ser submetidos ao freezer.
Temperaturas altas ou baixas: todos os substratos adesivos possuem uma especificação técnica em sua composição e são produzidos para atender as exigências do mercado.
O material correto alinhando com as condições de aplicação (superfície limpa, seca e temperaturas dentro dos padrões), faz com que os problemas de rotulagem sejam solucionados. Feito todo esse processo e nada resolvido realmente o problema pode estar no material.
Conte com nosso departamento técnico que tem como principal objetivo, entender qual é o seu negócio e sua real necessidade, auxiliando na escolha do substrato correto. Caso necessite de maiores informações entre em contato.