Quem trabalha no setor de alimentos e de restaurantes sabe…
Erros que você deve evitar cometer ao desenvolver a embalagem de um produto
Quem é designer e trabalha desenvolvendo embalagens, sabe o desafio que é conseguir criar um rótulo que chame a atenção do cliente e ao mesmo tempo ainda informe e esteja de acordo com a identidade visual da empresa. Criar uma embalagem boa é sempre um desafio porque, além dela ter que ser adequada para aquele produto, é necessário que ela se destaque dentro da gôndola de uma loja ou supermercado e ainda contenha todas as informações necessárias previstas na lei de maneira clara e legível.
Se você precisa criar a embalagem para um produto, mas está em dúvida de como começar esse processo, reunimos aqui uma lista com alguns erros que você deve evitar cometer na hora de desenvolver a embalagem de um produto.
Não estar atento ao conceito da marca:
Criar uma embalagem bonita e atraente é a ideia de todo designer, mas de nada adianta desenvolver uma embalagem belíssima se ela não estiver de acordo com o conceito da marca e nem adequada ao público-alvo daquele produto. De nada adianta criar uma embalagem moderna para um produto que é consumido por um público mais tradicional ou outra super refinada e que encareça o produto se a marca é mais popular. Antes de começar a desenvolver uma embalagem, tenha certeza de estar comunicando de maneira adequada para o público-alvo.
Não oferecer as informações necessárias:
A embalagem de um produto precisa ser bonita e atraente, mas também tem que comunicar as informações básicas como ingredientes, peso, validade, modo de usar, entre outras coisas. De nada adianta oferecer aos clientes uma embalagem super interessante mas que não traga as informações que são realmente necessárias.
Não cumprir as normas da legislação:
Antes de criar uma embalagem, fique atento. É muito importante checar tudo que é exigido por lei para constar em uma embalagem. Código de barras legível, selos de certificação – no caso de produtos orgânicos ou veganos –, indicações para alérgicos, etc., tudo isso precisa constar na embalagem do produto ou, caso contrário, a empresa pode acabar perdendo muito dinheiro com multas e problemas judiciais.
Não pensar na funcionalidade:
Uma embalagem tem de estar de acordo com certas normas, trazer as informações necessárias para o cliente e, além de tudo, ser funcional. Imagine que você criou uma embalagem linda, adequada para o seu público, que cumpre todas as normas legais e que traz no rótulo todas as informações necessárias, mas, na hora que a pessoa abre o recipiente existe disperdício de produto, por exemplo. Estar atento a funcionalidade da embalagem em si, é tão importante quanto pensar na beleza e nas informações do rótulo.
Não tentar inovar:
Para criar uma embalagem de sucesso é necessário também pensar além do que já está sendo oferecido no mercado. Inovação é a palavra-chave para um negócio de sucesso em qualquer ramo de atuação. Por isso, no momento de criar uma embalagem, certifique-se de fazer uma pesquisa bem elaborada de mercado e tente oferecer além daquilo que já existe. Assim, as chances de sucesso são ainda maiores.
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