Cada empresa possui um perfil específico e é este perfil…
O que são os 5s e como aplicar
Algumas técnicas já estão consolidadas como eficientes para serem aplicadas no ambiente de trabalho, por mostrarem a sua eficiência e os bons resultados. Um exemplo bastante conhecido são os chamados 5s, uma metodologia de organização bastante simples que pode ser usada em todos os portes de empresa e dos mais variados segmentos de mercado.
Basicamente, consiste em seguir um grupo de regras fundamentais para manter o ambiente de trabalho organizado e que podem ser colocadas em prática por todos os funcionários e até membros da diretoria. Além disso, os 5s integram a etapa inicial no processo de melhorar a produtividade e o desempenho das empresas.
A metodologia foi desenvolvida pelos japoneses e os 5s provem das seguintes palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Para não descaracterizar a metodologia, ao chegar aqui ela foi traduzida como os “5 sensos”. São eles:
- senso de utilização
- senso de organização
- senso de limpeza
- senso de saúde
- senso de autodisciplina
Como aplicar cada um dos 5s
Senso de Utilização
O primeiro S indica a importância de saber como utilizar e reutilizar, quando for o caso, os materiais a fim de separar o necessário do desnecessário. Essa medida ajuda a retirar do ambiente de trabalho tudo aquilo que não é útil.
Desta forma, proporciona o ganho de espaço, diminui gastos, facilita a limpeza e manutenção, além de colaborar com o controle do estoque.
Senso de Organização
Esse S se refere à necessidade de colocar cada objeto em seu lugar, sendo importante determinar para cada um deles um local apropriado para serem encontrados rapidamente, o que torna o trabalho mais eficiente.
Esta organização pode ser aplicada com o uso de ferramentas básicas, como estantes e etiquetas. Além disso, as coisas devem estar próximas da onde são usadas. Assim, o ambiente de trabalho ganha em economia de tempo, uma vez que se torna fácil localizar os materiais.
Senso de Limpeza
Com esse S o objetivo é mostrar que manter um ambiente limpo, sem resíduos e sujeira, é benéfico para o local de trabalho. Para aplicar esse senso, bastar manter o piso varrido, bem como gavetas e armário asseados, sem pó ou farelos.
Com isso, o ambiente se torna mais agradável e saudável. Como consequência, garante-se a prevenção de acidentes e uma maior durabilidade e de ferramentas e equipamentos.
Senso de Padronização e Saúde ou Higiene
Consiste na manutenção dos espaços comuns, como refeitório, banheiros e outros, sendo que diferente do S anterior, esse é mais amplo e engloba as questões de ergonomia, ventilação e iluminação. Tudo isso tem o objetivo de manter a saúde dos trabalhadores.
Os resultados obtidos aqui são o equilíbrio da mente e do corpo e a melhora constante nas condições de segurança e bem-estar dos funcionários.
Senso de Disciplina ou Autodisciplina
Para fechar o ciclo dos 5s, esse senso consiste em motivar todas as pessoas a se comprometer com o cumprimento da metodologia, a fim de evitar cobranças, já que cada um deve saber qual a sua parte e assim colaborar com o todo. Com isso, é possível promover a valorização do ser humano e qualificar as relações humanas.
E aí? A sua empresa aplica os 5s? Que tal estimular todos na sua empresa a seguir essa metodologia?
Quando for preciso produzir materiais impressos, a Pama Mega Store é a parceira ideal. Clique aqui e confira os seus produtos.