Muitas vezes o empreendedor pode achar que o problema da…
Dicas para montar um cardápio atrativo
Nem todas as empresas do ramo alimentício, como restaurantes, bares e outras possibilitam que o layout dos seus cardápios mostre todo o seu potencial ao apresentar a sua variedade de comidas e bebidas. Mas a verdade é que um visual atrativo pode incentivar os clientes a consumirem mais e até mesmo optarem pelos pratos mais caros.
Tudo é uma questão de estimular os sentidos dos consumidores por meio de imagens de qualidade e descrições que os deixem com “água na boca”. A primeira dica para montar um cardápio atrativo, portanto, é contar com fotos de alta resolução e que sejam fiéis aos que é servido. No caso de trabalhar com pratos menos conhecidos – como cozinhas de outros países – o uso de fotos também ajuda quem está tendo contato pela primeira vez.
Outra dica é o de não poluir o cardápio com muitas informações, assim, indica-se que sejam usadas fotos de apenas alguns pratos, os quais são destaque na casa, como “as especialidades do chef” e os “favoritos da casa”. Destacar essas opções ajuda, inclusive, os novos clientes a conhecer melhor os diferenciais do seu estabelecimento.
Para montar o cardápio ideal, é preciso fazer com que ele reflita a estratégia de vendas do seu restaurante. Além disso, se forem oferecidos aperitivos, entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas, as opções devem ser apresentadas na ordem em que geralmente as pessoas escolhem o que vão comer.
Outras dicas para organizar com eficiência o cardápio é usar o mesmo tipo de fonte (letra) em todo o material, sendo que pode haver uma variação entre o nome da categoria e a lista de opções.
Como organizar o cardápio do seu bar ou restaurante
As colunas também são importantes para a montagem do cardápio, sendo que a melhor forma de organizá-las é conforme o formato do material. O menu pode contar com uma única página grande com colunas que dividem as categorias. Cores e contornos também podem fazer a separação.
O cardápio pode ainda ter várias páginas e para definir qual a melhor opção para o seu estabelecimento é preciso avaliar o número de pratos oferecidos. O melhor é que nada fique amontoado e nem disperso demais. Isso também está associado ao público alvo do seu negócio. Dessa forma, estabelecimentos mais informais podem optar por calendários mais simples.
Já quem possui um restaurante luxuoso deve investir mais no cardápio, com um modelo que reflita a sofisticação do ambiente. Para estabelecimentos mais informais, com clima moderno e despojado, outra dica é apostar nas cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, que estão associadas aos alimentos e, por isso, ajudam a “abrir o apetite”.
Outra dica para dar água na boca dos clientes é usar descrições criativas. Dessa forma, ao invés de apenas listar os ingredientes do prato, é possível acrescentar à descrição palavras como “delicioso” para descrever o molho caseiro da massa, por exemplo.
É preciso também estar atento aos excessos e evitar informações que confundam o cliente. No caso das promoções, principalmente, as descrições devem ser objetivas e não deixar dúvidas. Por fim, é de extremo bom gosto que os preços estejam sempre atualizados e que todas as opções do cardápio estejam sendo oferecidas.
Por conta disso, é normal que com alguma periocidade os estabelecimentos tenham que renovar os seus cardápios. Para atualizar os seus menus e mesmo para criar os cardápios do seu novo restaurante ou bar, a Pama Megastore oferece o serviço de confecção e impressão de cardápios. Para conhecer alguns dos seus materiais, confira clicando aqui.