Vendas por Whatsapp: dicas para atender corretamente os clientes

Vendas por Whatsapp: dicas para atender corretamente os clientes

Em tempos de isolamento social, muitas pessoas tem preferido trocar as visitas às lojas físicas por serviços online. Empresas que oferecem atendimento remoto e serviço de entrega tem saído na frente da concorrência, já que durante a pandemia os clientes tem optado por sair cada vez menos de casa. Uma boa alternativa para quem está começando a atender online é o uso do WhatsApp. Além de gerar poucos custos, começar a atender seus clientes via WhatsApp te dá uma ideia sobre as vantagens de investir ainda mais nesse tipo de atendimento. Mas para que você consiga se organizar melhor antes de optar pelo atendimento online, nós reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar.

1. Invista em uma conta comercial:

Se você quer começar a atender seus clientes via WhatsApp um dos primeiros pontos a se levar em consideração é a criação de uma conta comercial. Não é difícil se cadastrar no WhatsApp Business e essa simples medida acaba gerando uma série de vantagens. Em primeiro lugar, seus clientes sabem que estão se comunicando com uma conta comercial, e isso é especialmente importante na hora de atender novos clientes. Além disso, em uma conta comercial no WhatsApp é possível configurar mensagens automáticas para que o cliente receba um feedback mesmo enquanto você não está online. É possível configurar mensagens de boas-vindas, mensagens que indicam o horário de funcionamento online, entre outros. Além disso, uma conta comercial faz com que a sua empresa pareça muito mais profissional.

2. Treine seus funcionários para responder de maneira rápida e eficiente:

Quem busca um atendimento online quer ser atendido de maneira rápida e eficiente e, de preferência, ter a mesma qualidade de atendimento que teria na loja física. Se você vai começar a atender seus clientes via WhatsApp é muito importante que você treine alguém da sua equipe para ficar exclusivamente responsável por isso. Essa pessoa tem que saber muito bem sobre todos os produtos e serviços da loja, tem que ser informado sobre preços, processos de entrega, prazos, e, além disso, tem que estar disponível para atender os clientes com rapidez, eficiência e educação. Lembre-se que se o cliente fica muito tempo esperando uma resposta, ou se não tem suas questões respondidas com eficiência, ele pode desistir da compra.

3. Organize os processos dentro da sua empresa:

Atender via WhatsApp é a mesma coisa que atender presencialmente. É preciso estar organizado e alinhar todos os processos dentro da empresa. Se você vai vender pelo WhatsApp e fazer a entrega na casa do cliente, é importante que a pessoa responsável pelo atendimento passe todas as informações para o separador dos produtos de maneira correta, para que não haja erros. Do mesmo modo, é preciso que tudo funcione bem durante o transporte. Invista em embalagens específicas para a entrega dos seus produtos e se certifique o tudo vai chegar na casa do cliente exatamente do jeito que ele pediu e dentro do prazo estimado.

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